PIRAJUBA TERÁ SALA DO EMPREENDEDOR

26/07/2018 PIRAJUBA SE PREPARA PARA A ABERTURA DA SALA DO EMPREENDEDOR

No mês de julho de 2018, o governo municipal, deu um passo importante para o incentivo ao empreendedorismo na cidade: a assinatura do convênio que garantirá a abertura de uma “SALA DO EMPREENDEDOR” em Pirajuba. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae, que dentre outras coisas, disponibiliza aos empresários que já possuem firma consolidada ou mesmo àqueles que pretendem formalizar um novo negócio, a assessoria adequada em cada caso.

A Sala do Empreendedor é um local de atendimento que busca auxiliar nos processos de abertura de empresa, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Nesse contexto, o Sebrae dispõe do treinamento necessário para a criação do espaço e a prefeitura se encarrega de disponibilizar o espaço, arcar com outros custos relativos ao projeto, inclusive, com a manutenção de um colaborador que passará pelo processo de treinamento e posteriormente, prestará o atendimento ao público.

Joana Rafaela Camargo Correia, que é responsável pela formalização da parceria, em nome da microrregional de Frutal do Sebrae, explica que o objetivo principal da ação é melhorar e simplificar o ambiente de negócio. “Um dos aspectos que se espera aprimorar é na agilidade das questões burocráticas, sendo uma atuação em conjunto das administrações, com o Sebrae e também a Junta Comercial do estado de Minas Gerais, Jucemg”, explicou ela.

O Prefeito Municipal Rui Gomes Nogueira Ramos comenta que a intenção da prefeitura é, em primeiro lugar, possibilitar que, principalmente o pequeno empreendedor, que não tem acesso a grandes recursos, tenha acesso disponível às informações necessárias e consiga realizar os trâmites relativos à formalização dos negócios em apenas um lugar.

“Nós, que transitamos em diversos ambientes, percebemos que uma das dificuldades que as pessoas têm de formalizar seus negócios, além da carência de informações, é a burocracia. Quando trazemos todos esses recursos disponíveis em um só local, podemos estimular a formalização dos negócios e a movimentação da economia, gerando impostos que se traduzem em investimentos para a comunidade, e também emprego e renda”, conclui ele.

A expectativa é que o espaço seja inaugurado até o final de 2018, após o total treinamento da equipe e adequação da infraestrutura.