PIRAJUBA MANTÉM MELHORIAS CONTÍNUAS PARA COMBATER A COVID-19

20/04/2021 Pirajuba mantém melhorias contínuas para combater a Covid-19

Desde o início do ano de 2020 o mundo inteiro vem sofrendo com os impactos da pandemia. Muitas regiões viram seu sistema de saúde entrar em colapso devido à grande proliferação do vírus e fatores como a falta de leitos, medicamentos e de profissionais, contribuíram para que diversas vidas fossem ceifadas pela doença, que já é apontada pela maioria como “o grande mal do século XXI”. Tudo isso obrigou os municípios a lutarem por soluções específicas para preservar a sua população, uma dessas cidades é Pirajuba, que mesmo sendo vinculada à macrorregião do Triângulo Sul e tendo obrigação legal de destinar apenas o atendimento básico de saúde pela sua densidade populacional, implementou variadas medidas importantes nesse contexto.

Essas ações, que seguiram as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, incluíram esforços na conscientização dos munícipes, criação de regulamentações no que tange a necessidade de distanciamento social, a fundamentação de protocolos sanitários baseados em dados científicos e até a reestruturação do sistema de atendimento em saúde, o que nesse caso culminou em investimentos na contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais, bem como na aquisição de equipamentos e insumos para serem utilizados com essa finalidade.

A secretária de saúde de Pirajuba, Elisa Vieira Campos Rodrigues, explica que todas as medidas citadas anteriormente foram coordenadas pelo “Comitê Extraordinário Municipal Covid”, comitê criado ainda em 2020 e que é composto por uma equipe multidisciplinar da área de saúde, que conta com representantes da comunidade e do poder legislativo. “Os desafios diante da pandemia têm sido numerosos, enquanto as doses de vacina não chegam em volume adequado para proporcionar uma imunização em larga escala, a Prefeitura tem buscado alternativas que sejam capazes de reduzir a disseminação, bem como estruturar a nossa Unidade Básica de Saúde para dar suporte local, uma vez que os hospitais da região, que são responsáveis por esse acolhimento, estão sobrecarregados e quase sempre as vagas não são disponibilizadas de imediato, pois é preciso entrar numa fila que compreende 27 municípios, por isso, considero que esses investimentos podem ser cruciais e salvar diversas vidas”, disse ela.

Elisa conta ainda que dentro da unidade básica de saúde foi criado um espaço isolado para manutenção de casos de covid, onde os pacientes recebem suporte respiratório e outras atenções cabíveis nesse caso. “Estamos expandindo a capacidade de atendimento para dar uma chance aos pacientes que lutam pela vida, tendo em vista que as vagas hospitalares estão cada vez mais raras. Por isso, ao ser diagnosticado, o paciente recebe atenção local e, caso seja necessário, é imediatamente inserido na fila de espera para leitos do Hospital Regional ou unidades particulares, e se for este o caso, ou seja, se a vaga não for disponibilizada de imediato, o que é bastante comum dado a saturação da demanda, ele pode receber o suporte respiratório ainda na UBS, por meio dos capacetes ELMOS, que foram adquiridos recentemente e cuja equipe está sendo preparada para o uso, ou por meio do equipamento VNI (ventilação não invasiva), que é um item hospitalar e hoje está em pleno funcionamento em nossa unidade”, afirmou a secretária.

Um dos pacientes contemplados com esse apoio foi Cleiton Cruvinel, 49 anos, que utilizou por 9 dias a ala inaugurada para atender os pacientes graves de Covid-19 na UBS do município. Ele conta que embora tenha tido momentos difíceis, com apoio da equipe de saúde do próprio município ele conseguiu se reestabelecer. “A Covid-19 fez atacar em mim doenças que eu não tinha. Vivi dias difíceis. E lá, eu recebi todo o atendimento e tratamento necessário. Sou grato por todo o cuidado e atenção de toda a equipe médica e técnica da UBS”, opinou o paciente.

Já o prefeito Airton Alves, que desde janeiro está à frente dessas melhorias junto com o seu vice Marcos César Brunozzi, além de ter a preocupação como gestor, no mês passado também foi diagnosticado com a doença. Na ocasião ele também recebeu atendimento local, manteve o isolamento conforme é recomendado, porém teve um agravamento em seu quadro e necessitou de internação hospitalar na cidade de Uberaba, onde permaneceu por 9 dias.

“Mais do que nunca eu tenho consciência da importância de se respeitar o distanciamento e de tomar os devidos cuidados para não contrair o vírus. Por um lado, na gestão vimos o aumento dos casos e o agravamento da pandemia e tomamos todas as providências cabíveis junto com toda a equipe administrativa. Por outro lado, como ser humano, tive a infelicidade de contrair e vivi momentos muito difíceis onde, além dos aspectos físicos sabidos por todos, fui submetido a uma imensa sensação de incerteza pois a COVID-19 é uma doença terrível”, desabafou o Prefeito.

“Ficamos consternados a cada vida perdida em nossa cidade e estamos fazendo todo o possível para preservar a nossa gente. Providenciamos a divulgação diária dos dados do coronavírus na cidade por meio de boletins, demos o start a uma campanha publicitária de conscientização, investimos constantemente em treinamentos e equipamentos, porém, nada disso terá valor se não houver o engajamento da comunidade em torno do distanciamento social. Somente com a colaboração de todos e o amor ao próximo, que nesse momento é representado com o respeito às regulamentações impetradas pelo Comitê da Covid iremos vencer esse mal. O que tenho a pedir à população é paciência, resiliência e que nos ajudem a passar por tudo isso”, finalizou Gauchinho.