PIRAJUBA É DESTAQUE EM SUSTENTABILIDADE EM FÓRUM REGIONAL REALIZADO EM UBERABA

09/03/2023

A cidade de Pirajuba, por meio da Secretaria de Agricultura, que também coordena o setor de meio ambiente, representada pela secretária Lara Borges, servidora Brenda Pâmela e a agente de saúde Magali Rosa Muniz, bem como a vereadora Maria Geralda, representando a Câmara Municipal, participou do Fórum Regional do PRODEVIDA, que aconteceu em Uberaba no anfiteatro do Hospital Veterinário da Uniube.

O evento contou com uma vasta programação, que incluiu a palestra da Promotoria de Uberaba, que foi proferida pelo Dr. Renato Teixeira, outra sobre “Educação Humanitária”, cuja oradora foi Elizabeth MacGregor, além de conteúdo sobre “O papel dos hospitais veterinários”, “Dificuldades e desafios na implementação do manejo populacional de cães e gatos (MPCG)” e a apresentação de alguns pôsteres e trabalhos, terminando com uma roda de discussão acerca do tema.

A secretária Lara conta que, também durante o encontro, as cidades que já realizam trabalhos relacionados ao manejo ético foram reconhecidas, sendo Pirajuba destaque por manter de forma contínua um programa de castração.

“Durante o Fórum as cidades tiveram a oportunidade de compartilhar as suas experiências e atitudes sobre a temática. Em função das ações permanentes de castração e o suporte oferecido para o bem-estar animal, a cidade recebeu reconhecimento devido à evolução das políticas públicas desenvolvidas nesse contexto. Ficamos muito felizes por entender que estamos no caminho certo nessa causa tão importante”, comentou Lara.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho) parabenizou a equipe da Secretaria envolvida, bem como os voluntários, que fazem uma grande diferença nesse contexto. “Nós sabemos que o manejo de animais é indispensável, primeiro porque eles são seres vivos que merecem viver em condições salubres e têm os seus direitos garantidos, inclusive, pela constituição. Depois porque cães e gatos, quando cuidados de maneira inadequada, também são vetores de várias doenças, se tornando um problema de saúde pública”, complementou o prefeito.

Gauchinho explicou ainda que, para reduzir a incidência de animais de rua, Pirajuba adotou um programa pioneiro nesse sentido, que é o “programa de castração permanente”, no qual tanto os animais particulares, em famílias com a renda até 3 salários-mínimos, como os animais de rua, são beneficiados, recebendo o procedimento, o que contribui de forma significativa para evitar a procriação indesejada e o abandono.

“Esses projetos em favor dos animais são todos mantidos com recursos próprios. É um investimento que estamos fazendo pelo bem da saúde pública e ficamos bastante satisfeitos que os nossos esforços estão sendo reconhecidos e servindo de exemplo para outros municípios”, finalizou o chefe do executivo.