SITE DE PIRAJUBA É MELHORADO E ACESSO À INFORMAÇÃO OTIMIZADO

25/06/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

Em busca de inovar e agilizar a prestação de serviços, assim como, principalmente o acesso à informação, o site da Prefeitura Municipal de Pirajuba passou por uma reformulação no 1º semestre de 2018. O processo de otimização da plataforma, como pode-se comprovar atualmente, tornou o site muito mais intuitivo, com um layout mais limpo, dinâmico e ágil para quem o visita.

O novo site é totalmente responsivo, o que não ocorria na versão anterior a ele, ou seja, além dos convencionais computadores, agora ele está adaptado para ser acessado pelos principais dispositivos, incluindo os móveis (tablets, celulares, etc.). A plataforma reúne ferramentas que facilitam a navegação, permitindo o acesso a diversos conteúdos de interesse da comunidade, de maneira mais clara e objetiva.

Foi possível melhorar a prestação de serviços ao contribuinte de maneira bastante significativa. Por exemplo, além da emissão da nota fiscal eletrônica, que já era possível na versão anterior, agora o site também disponibiliza a certidão negativa de débito, a impressão do carnê de IPTU, contas a pagar, tudo pelo setor de tributos.

Segundo o secretário de Administração e Fazenda de Pirajuba, Antônio José Brito Silva, com a revitalização, o site se tornou uma ferramenta muito mais completa e que pretende acentuar a relação de proximidade entre a prefeitura e a população. “Precisamos estar em constante evolução, para que assim possamos nos adaptar às necessidades da população com verdadeiro êxito, fornecendo soluções que incorporem tecnologias de ponta, mas que ao mesmo tempo sejam simples, acessíveis e eficazes para qualquer pessoa”, diz o secretário Antônio José.

O programador Jonathan Sabino, profissional que participou do projeto, sendo responsável técnico pela programação fala que, com a progressão dos mecanismos virtuais, é essencial que as ferramentas institucionais sejam eficientes e que o site de Pirajuba, no contexto técnico, visual e muitos outros, atende todos esses parâmetros. “Fico bastante entusiasmado por ter feito parte de um projeto tão importante para a cidade de Pirajuba, que é uma referência na região, colaborando por meio do meu conhecimento profissional, para dar informação”, assim relata Jonathan Sabino.

O Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos acredita que mesmo para uma cidade de pequeno porte como Pirajuba, se faz necessária a inclusão de tecnologia em todos os setores, principalmente com relação ao acesso às informações que são do interesse de toda a população. “Pirajuba já havia alcançado a nota máxima em relação ao uso de site, que hoje é uma obrigação cobrada pelo ministério público, por ser um fator que torna mais fácil o acesso a informação. A reformulação do site é mais uma etapa de crescimento, uma vez que as tecnologias de navegação são transitórias, a equipe técnica que utiliza e analisa essas questões chegou à conclusão que já havia a necessidade de fazer essa implementação, no tocante geral, todas as ferramentas foram melhoradas e, pelo feedback que estamos tendo da população e dos usuários, esse avanço tem sido usado e aprovado”, finalizou o prefeito.