PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA COMPLETA 5 ANOS EM PIRAJUBA

09/05/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

A Secretaria de Educação de Pirajuba, comemora o qüinqüênio de um projeto importante criado para fomentar nas crianças o interesse pela leitura. O projeto denominado Arte e Literatura na Educação Infantil, enfoca a importância de ouvir e ter contato com os livros desde cedo.

Desde a sua concepção, o projeto proposto pela Secretária da pasta Rosidelma Lázara Ferreira Borges é coordenado pela professora Saniday Aparecida Borges, que além da graduação em geografia e estudos atuais em pedagogia, tem também uma especialização em “contação de histórias”, que é o objetivo principal do projeto.

A professora Saniday conta que para a efetividade do projeto são utilizados, além dos recursos da escola, os materiais disponíveis na biblioteca pública de Pirajuba. “O projeto tem como objetivo despertar nas crianças o interesse e o gosto pela leitura, possibilitando o aprendizado da leitura visual através das imagens e desenvolvendo o "ler sem saber ler’”.

Saniday conta ainda que outra parte integrante é a “Sacola Viajante”, que dá aos participantes a oportunidade de levarem as obras para casa, fazendo assim com que os benefícios também impactem as famílias. “O projeto é desenvolvido com todas as turmas do maternal ao II período. As histórias são contadas na sala de aula e também na biblioteca da escola, lugar que os pequenos adoram. Lá eles têm contato com os livros e fantoches podendo assim fazer o reconto das histórias contadas por mim. Esse projeto fez surgir o grupo de teatro Mestras da Alegria, que além de mim, conta com as professoras Rosemeire e a Tânia, como também de diversas outras educadoras do quadro municipal”, comenta ela.

Rosidelma, secretária de educação, fala sobre os benefícios do projeto para a vida escolar das crianças pirajubenses. “Temos percebido ao longo dos tempos que a educação tem se modificado, principalmente, em virtude das influencia cada vez maior dos meios tecnológicos. Foi pensando nisso que desenvolvemos a proposta, para gerar o interesse pela leitura ainda numa fase de construção dos princípios, colocando essa atividade como uma ação prazerosa e que poderá contribuir com o desenvolvimento, mesmo em meio a tantos estímulos”, explica a secretária.

A chefe do setor de educação fala ainda que para que ações como essa possam ser realizadas, é essencial contar com uma boa estrutura. “Ficamos muito felizes de podermos entregar cada vez mais benefícios para os nossos pais e suas crianças. A educação foi o segmento que mais recebeu investimentos nos últimos anos, mas nada disso seria útil se não contássemos com o empenho da equipe dentro de sala de aula. Em Pirajuba posso afirmar que temos, tanto uma estrutura adequada, como profissionais empenhados e conscientes do seu papel”, opinou.

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos afirma que é muito importante ver o desenvolvimento da educação na cidade. “Desde que assumimos a gestão a educação deu grandes passos. Além da construção da biblioteca, que é um local chave para a realização de projetos como esses, também tivemos a oportunidade de construir sedes novas para as unidades escolares, quadra e até piscina. Outro ponto fundamental é o apoio que damos para a evolução dos profissionais, incluindo nesse contexto a implantação do método de Ensino Aprende Brasil. Tudo isso, é claro, amparado por profissionais qualificados e dispostos a fazer a diferença”, finalizou o prefeito.