PRIMEIRA TURMA DA GUARDA MIRIM DE PIRAJUBA É DIPLOMADA

16/12/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

No início do mês de dezembro aconteceu na cidade de Pirajuba, no salão do centro de eventos Idelto Soares, a solenidade de diplomação da primeira turma da Guarda Mirim de Pirajuba, onde na presença de autoridades e familiares, foram diplomados 59 integrantes do programa, que é uma ação inédita no munícipio.

Segundo a secretária Vanessa Araújo, que foi uma das responsáveis pela implementação e acompanhamento da guarda, antes da instalação foram realizados diversos estudos que certificaram a eficácia e o potencial de benefícios sociais. “Nós percorremos diversas cidades analisando os formatos e os benefícios alcançados com projetos similares. Conseguimos por meio de cooperação com o pelotão da Guarda Mirim de Frutal viabilizar um pelotão em Pirajuba, alcançando excelente resultado, já na primeira turma tivemos 80 inscritos e 59 diplomados”, disse ela.

A secretária disse ainda que os benefícios esperados por meio da Guarda Mirim Ambiental são muitos, além de agentes da promoção da ordem no munícipio, os formandos receberam durante o último semestre diversos conteúdos que vão desde parâmetros que visam a chance de colocação profissional, até a reafirmação de atos de cidadania. “Nos últimos seis meses os inscritos fizeram diversas participações no munícipio sob supervisão da equipe do programa, pelos primeiros resultados. Estamos confiantes no potencial social e também por meio de parceria, a maioria desses jovens alcançarão a oportunidade do primeiro emprego”, completa Vanessa.

O segundo sargento da Polícia Militar, Wendel José da Silva, que foi responsável por ministrar significativa parte dos conteúdos, disse que por se tratar da primeira turma, é emocionante ver os resultados. “Esse projeto ajudará a sociedade, pois durante a formação, eles aprendem sobre responsabilidade social, cidadania e o compromisso com respeito à família e aos estudos. A Guarda Mirim é uma escola de líderes em prol de um mundo melhor”, disse o sargento.

Um dos integrantes da primeira turma, o jovem de 16 anos, Guilherme da Mata Nunes, comentou que o programa criou muitas expectativas, para alcançar a primeira oportunidade profissional. “A Guarda Mirim ajudou bastante, com conteúdo de qualidade e professores comprometidos, capazes de fornecer uma boa perspectiva para minha qualificação profissional. Agora, eu tenho mais chances de arrumar o meu primeiro emprego”, comemora o aluno.

O prefeito municipal, Rui Gomes Nogueira Ramos, também comemora os resultados alcançados “Esse projeto foi minuciosamente estudado por nossa equipe porque sabemos do potencial de transformação que a educação tem. Pelo porte da nossa cidade, a formação de 59 cadetes é uma grande vitória. Esses jovens, a partir de hoje são agentes de transformação social, que participarão, não só das atividades do município de forma ativa, como também iniciarão a sua vida profissional com um grande amparo proporcionado dentro do programa. Nós temos muita confiança que a Guarda Mirim Ambiental de Pirajuba será uma grande agente de transformação”, relatou o prefeito.