(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

PREFEITURA DE PIRAJUBA INVESTE MAIS DE 1 MILHÃO E INAUGURA CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL

27/05/2023 Thais Santos

No dia 26 de maio aconteceu em Pirajuba a solenidade de inauguração do Centro de Formação Educacional “Maria Antônia Domingos Mendonça”, às 18h, na Praça Maria Jorge Miziara, 45, Centro. O local é integrado com o Espaço Cultural “Maria José Brandão (Dona Mizeca)”, inaugurado também nesse dia, e o Anfiteatro “Professora Veracy Silva Mendes”, que passou por reforma e foi reinaugurado na mesma ocasião.

O novo espaço vai oferecer atendimento especializado (AEE), cursos profissionalizantes, fonoaudióloga, reforço escolar, terapeuta ocupacional, informática, robótica, aulas de judô, jiu-jitsu e dança. Foi investido mais de 1 milhão na construção da estrutura que conta com um anfiteatro com capacidade para até 100 pessoas, dois laboratórios para informática com 12 computadores cada um, uma estrutura administrativa para a Secretaria de Educação, o Espaço Cultural “Maria José Brandão (Dona Mizeca)” com cinco salas multiuso, todas climatizadas, devidamente equipadas e mobiliadas para as atividades a que se propõem.

Para prestigiar a solenidade, além do prefeito Airton Alves (Gauchinho) e da primeira-dama Silvânia Araújo de Oliveira Alves, estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Priscila Bernardes, os vereadores Allan Rodrigues, Antônio Tiveron, Eder Borges, Gabriel Cesar, Larissa Borges, Maria das Graças (Dadá), Maria Geralda e Paulo Ricardo, assim como o deputado Raul Belém e dois assessores do deputado Zé Vitor.

Também participaram o diretor geral da Fazu, Sr. Celio Eduardo Nascimento Veira, e representantes das famílias dos homenageados, Maria Rita Mendonça Pinheiro Bernardes (neta de Maria Antônia Domingos Mendonça), Sra. Helenice de Castro Brandão (sobrinha de Maria José Brandão (Dona Mizeca) e Sra. Patrícia Mendes Silva (filha da professora Veracy Silva Mendes), que emocionaram a todos os presentes com suas mensagens. As entidades parceiras do município nesse setor, Senac, Sebrae e SRE presenciaram o momento.

Bastante feliz, o secretário de educação e cultura, Ricardo Urbano Silvério, afirma que esse novo espaço representa mais um importante degrau no avanço da educação de Pirajuba. “Muito já tem sido feito, é fato, mas agora, diante desse passo gigantesco, conseguiremos ampliar de maneira significativa as oportunidades de evolução dos estudantes, provando que todos têm capacidade para ir mais além. A gama de atividades ofertadas pode otimizar habilidades, mas também despertá-las e, assim, contribuir para a construção de um futuro em que todos esses alunos serão talentosos protagonistas”, disse o secretário.

Durante a solenidade, o deputado Raul Belém cumprimentou todos os presentes, em especial o prefeito e toda a sua equipe, e se mostrou muito entusiasmado. “É uma noite de muitas emoções, boas lembranças. Fico feliz de ver tanta emoção, de lembrar dessas pessoas que estão sendo homenageadas aqui e tudo o que construíram nas suas vidas, isso nos motiva como pessoas, como cidadãos, e saber que vale a pena a gente fazer o bem, fazer aquilo que a gente acredita e a gente fazer com amor e dedicação, por isso é importante esse reconhecimento que está tendo aqui hoje prefeito Gauchinho. Eu quero te parabenizar por mais essa obra, você que é um prefeito que realiza tanto”, declarou o deputado.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho) agradeceu a presença de todos, incluindo a comunidade educacional (pais, alunos e professores), que compareceram em peso, e os empresários, que foram conferir de perto mais esse benefício. Em sua fala ele salientou a importância da confiança depositada no trabalho de toda a sua equipe, ressaltou que o local será multiuso e irá atender tanto os alunos da rede municipal de ensino com atividades extracurriculares quanto os jovens e adultos da comunidade com a oferta de cursos profissionalizantes, detalhe que contribuirá no aumento de pessoas capacitadas para trabalharem em variados tipos de empresas na cidade, que por sua vez irão gerar mais emprego e renda para o povo.

“A educação é o maior alicerce para a formação de agentes transformadores, de verdadeiros cidadãos de bem, capazes de multiplicar conhecimento pelo mundo, por isso, ela sempre foi uma prioridade para nós. E o Centro de Formação Educacional vai trazer benefícios para todos, porque além das ações focadas nos estudantes, também terá suas portas abertas para a comunidade se profissionalizar com cursos técnicos e alcançar bons empregos, que vão movimentar a economia de Pirajuba e nos permitir continuar na estrada do desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Ainda sobre a questão da profissionalização, o prefeito comenta que a ideia é trazer para o local mais cursos, com o mesmo peso do Técnico de Enfermagem iniciado esse ano em parceria com o SENAC. “Recentemente iniciamos esse curso, 100% gratuito e com diploma reconhecido pelo Brasil inteiro, uma oportunidade inédita para os pirajubenses. Atualmente o piso salarial da profissão é de R$ 3.325,00, o que pode garantir uma boa renda para os alunos que concluírem o curso. Capacitar a nossa gente é investir no futuro de Pirajuba, é permitir que cada morador possa crescer individualmente e no fim, somar para o crescimento de todo o município”, concluiu o chefe do executivo.

Depois da fala de todos que compunham a mesa de honra, antes dos descerramentos das placas inaugurais, num clima de grande emoção, o local recebeu as bençãos do Padre Alexandre Margarito e da Pastora Andréia de Freitas, que fizeram orações especiais para todos os presentes, principalmente ao prefeito Gauchinho e ao secretário Ricardo, que têm a tarefa de continuar trabalhando em prol da educação do município.

Outro momento marcante na solenidade foi a tradução para libras dos hinos, tanto do Brasil, como de Pirajuba, mostrando o esforço da cidade em promover mais inclusão. O ato contou ainda com uma linda apresentação de balé, que emocionou os presentes e refletiu um pouco dos benefícios que o Centro de Formação Educacional trará para as nossas crianças, pois o local, em breve oferecerá o curso de dança. Durante a inauguração também foi feita uma exposição de utensílios antigos, organizado pela Secretaria de Educação, com participação dos alunos.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.