PIRAJUBA REINAUGURA ESTÁDIO

22/08/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

No último sábado, dia 18 de agosto, foi novamente entregue à comunidade o Estádio Municipal Antônio de Castro Brandão, que se encontrava em reformas e implementação de novas estruturas voltadas ao esporte. Além da solenidade de abertura, na ocasião também foi feita uma homenagem a membros importantes da sociedade civil que já deram a sua contribuição para o desenvolvimento do esporte local, jogos de futebol no campo e vôlei de areia, entre outras atividades de recreação.

A secretária de esporte, Vanessa Araújo, informou que as obras no estádio foram muito além da recomposição do gramado, que já se fazia necessário, pois o espaço também recebeu um novo alambrado, arquibancadas cobertas, bancos ao redor do campo, sanitários novos e individuais para as equipes, árbitros e para o público visitante. Foi feita uma lanchonete, um trabalho de paisagismo e também instalado um playground para as crianças, que agora, enquanto os adultos assistem as partidas, têm mais essa opção de se divertir no local.

“Toda estrutura foi feita com foco em trazer para as famílias locais e, também aos visitantes, um espaço adequado para o entretenimento, fomentando o aumento de partidas disputadas em Pirajuba e o lazer para a comunidade. Além da parte visível, foram feitas obras para melhorar a irrigação, a iluminação e, enfim, dando para a comunidade um local que correspondesse a sua expectativa”, relatou a secretária.

De acordo com o responsável pelo esporte de Pirajuba, Mayron César Pinto, o local será um divisor de águas para os atletas locais, pois, o setor já vinha se destacando em apoio as equipes e atletas individualmente, mas ainda tinha essa deficiência de ter um local para que pudesse ser feita a preparação. “Agora, com os investimentos recebidos, tivemos um ganho significativo que, ao meu ver, vai se refletir nos resultados que apresentamos”, complementou Mayron.

Para marcar a entrega, diversas atividades aconteceram, dentre elas, um animado show com o Grupo de Samba Odarabamba, disputas amistosas de vôlei de areia em dupla, na qual a equipe de Campo Florido foi campeã e a equipe de Pirajuba vice. Também tiveram disputas de futebol adulto, com a participação dos times de Planura, Colômbia, Campo Florido e Pirajuba, no qual, levantaram o troféu as equipes de Campo Florido, como primeiro lugar, e Colômbia como vice. Além disso, aconteceu um jogo de futebol Sub-12, entre as equipes de Pirajuba e Veríssimo, no qual o anfitrião se sagrou vencedor.

Durante a solenidade oficial de entrega foram homenageadas diversas pessoas que prestaram serviços relevantes para o esporte, dentre elas Elias de Souza Marinho, Whady Lacerda, Jaime Borges de Castro, Ademar Domingos de Souza, Alemar Carvalho de Souza, Rubens Roberto Borges, Lauzamar Roge Salomão, Cácio Adalberto Pinto, Cairo Cézar Pinto, João Donizeth Oliveira, Gilmar Barbosa de Jesus, José Eliseu dos Santos; além dos falecidos cuja memória foi lembrada: Antônio Luiz Perdigão, José Lino de Carvalho, Lindomar José do Carmo, José Domingos de Souza, Antônio Domingos de Souza, Odilon Onofre Borges, Orlando Alves Borges, Antônio Carlos G. de Andrade e José Hipólito da Silva.

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, durante o seu pronunciamento, salientou a importância do investimento para a cidade. “Em meu primeiro ano de governo eu atuei para melhorar as partes que demandavam de atenção em primeiro lugar, como não temos recursos para fazer tudo que gostaríamos, nos dedicamos num primeiro momento à educação, saúde e outras edificações, no entanto, tínhamos já como meta investir em lazer, o que estamos fazendo nesse momento. A inauguração já foi um grande passo, mas, até o final do mandato ainda iremos entregar a piscina semiolímpica e também a reforma da SERP”, destacou o prefeito.

Rui salienta ainda que é importante que a comunidade entenda um pouco mais sobre o funcionamento dos recursos públicos para saber como que, mesmo mediante à grave crise, está sendo possível progredir em relação às obras. “Muitas pessoas não entendem, mas os recursos são obtidos de maneira diferente, por exemplo, uma emenda que conseguimos para fazer a quadra de areia, por exemplo, não pode ser revertida para custeio em saúde ou vice-versa. Estamos enfrentando sérias dificuldades com relação a custeio porque o estado está retendo os repasses de verba, porém, as obras que têm outras origens de recurso, por meio de muita luta, temos conseguido alcançar bons resultados”, explicou o Chefe do Executivo.

Para Cleber Junior, atleta paraolímpico que representa a cidade em diversas competições de nível nacional, a inauguração significou mais do que uma simples obra, mas o compromisso que a administração tem com os competidores. “Seja quem sonha em ser atleta profissional, como eu, ou quem não tem esse objetivo, o esporte é importante, independentemente desse fator, percebemos em muitas oportunidades que a administração pública tem compromisso com o povo”, finalizou o atleta.