PIRAJUBA REALIZOU AÇÕES PARA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO

07/10/2021 Diogo Lapaiva

No mês de setembro, em Pirajuba, época em que acontece a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do Conselho do Patrimônio Artístico e Histórico - CONPAH, realizou diversas ações com o objetivo de resgatar valores, educar, valorizar e proteger todo o acervo material e imaterial da cidade. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos e tradições tanto materiais quanto imateriais, que são reconhecidos pela sua importância histórica e, por esse fato, precisam ser preservados para contribuir com a composição cultural das gerações atuais e futuras.

A professora Márcia Cristina (Tininha) que leciona na rede municipal de ensino e faz parte do CONPAH, conta que em Pirajuba existe um imóvel tombado: a Capela de Santa Teresinha, inaugurada em outubro de 1942 e que completará em 2022, 80 anos de existência. Além disso, há vários outros bens inventariados e que possuem uma importância fundamental na memória da comunidade. "Muitas expressões locais são inventariadas, um exemplo delas é a Festa em louvor à Nossa Senhora D’Abadia, que contempla uma série de costumes e tradições locais. Também são inventariados os vitrais da Igreja da Matriz, que teve a sua construção nos meados de 1950 e outras residências particulares, como é o caso da residência da família Rocha, que teve o início da sua edificação por volta de 1940", relatou Tininha.

A secretária de educação e cultura, Regina Célia Brunozzi, conta que em função da importância dessas expressões culturais, diversas atividades foram organizadas no ambiente escolar e fora dele. O conjunto de ações contou com a participação de todas as turmas do ensino municipal e dos profissionais de educação. Assim como trabalhos, apresentações e aulas, ainda foi desenvolvido um "jornalzinho", que contava de forma resumida a importância da valorização do patrimônio cultural, mostrava alguns bens locais e propunha algumas brincadeiras para as crianças e demais membros da comunidade.

"A importância de se preservar a história é indiscutível e nós buscamos, através da educação, criar instrumentos que atraiam a atenção das pessoas, em especial das crianças, para o encanto de tudo isso. Em função da 8ª Jornada, além das atividades escolares, também produzimos um material editorial muito rico, que foi distribuído de forma gratuita e pode levar esses conhecimentos a diversas pessoas em nosso município", complementou Regina.

Anthony Gabriel Rodrigues Damasceno está no II período, no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI "Maria Alves de Brito" e tem cinco anos de idade. A turma do Anthony, fez um trabalho relacionado à Festa do Peão, evento anual e de grande tradição em Pirajuba que durante o seu acontecimento, movimenta toda a região, em especial os apaixonados pelo universo country. "A gente pintou o boi", explicou. O aluno ainda participou de uma apresentação de dança com uma música sobre Pirajuba, na voz do cantor Karika Rocha. Questionado se gostou das atividades, das apresentações e se aprendeu bastante coisa nova relacionada à história e à cultura da cidade em que vive, o estudante deu uma resposta simples, direta e que tira qualquer dúvida. "Sim", contou.

O aluno do 5º ano da Escola Professor Lázaro Rosa Muniz, Vitor Manoel, avaliou a ação de educação patrimonial realizada com os estudantes da rede municipal de ensino, como uma oportunidade essencial de aprendizado. "Podemos conhecer a história da nossa cidade e preservar o bem que nós temos. Esse ano, estudamos sobre o Terminal Rodoviário Alexandre Alves, uma construção que possibilitou a interação de Pirajuba com outras cidades." A turma do Vitor é conduzida pela professora Fabiana Nunes.

O Padre Douglas e ex-pároco do município é presidente do CONPAH e destaca a grandiosidade das ações desenvolvidas em conjunto com uma equipe de cerca de 15 membros. "Esse conselho é muito participativo na conservação e proteção de grandes obras e tem como responsabilidade, analisar as demandas de conservação do Patrimônio Cultural, além de promover a conscientização da cultura local." Sobre o trabalho realizado com os alunos, Padre Douglas explica que o intuito é levar conhecimento cultural para os estudantes. "Foi um momento especial, onde a nossa história foi contada com belos trabalhos desenvolvidos pelas crianças da Escola Municipal e do CMEI. Essas jornadas, tendem a manter viva a história e despertar a consciência da importância da conservação desses bens."

O prefeito Airton Alves (Gauchinho), que também esteve presente na finalização do conjunto de projetos, reafirmou a magnitude das atividades desenvolvidas na cidade. "Valorizar a história é um dever, e é isso que a prefeitura faz com o apoio do CONPAH, que é uma entidade formada por membros da sociedade civil e que trabalham de forma voluntária nesse propósito. Vale ressaltar que, além da informação transmitida por meio dessas atividades, essas ações contribuem para a manutenção do nosso patrimônio, pois todas as atividades são avaliadas pelo IPHAN e de acordo com o desempenho, os locais são beneficiados com ICMS Cultural, recurso que é destinado especificamente para essa finalidade", disse ele.

Na ocasião, o chefe do Executivo pirajubense agradeceu a participação de todos os profissionais, dos alunos e dos voluntários que fazem parte do Conselho do Patrimônio Artístico e Histórico de Pirajuba. "Somente com a participação de todos será possível preservar o passado e fazer um futuro cada dia melhor", finalizou.