PIRAJUBA PROMOVE AÇÕES COM FOCO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

02/10/2019 PIRAJUBA PROMOVE AÇÕES COM FOCO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Numa época em que o mundo está cada vez mais necessitado da adoção de práticas de vida sustentável, Pirajuba mostra iniciativa e realiza uma série de ações com foco na preservação da natureza e na formação da consciência ambiental, impactando crianças, jovens e também os adultos.

Os eventos fazem parte do calendário ambiental do município, que há alguns anos, adota de forma perene medidas que visam contribuir com o uso responsável dos recursos naturais, bem como, combater a degradação de florestas, nascentes e de biomas, seja por meio da produção de mudas para reflorestamento ou mesmo da disponibilização de informação, que visa criar cidadãos mais conscientes.

Um desses atos foi a realização de palestras ministradas pela Corteva em parceria com a CanaCampo, além das empresas mantenedoras da Escola de Educação Ambiental e Viveiro de Mudas, que apresentaram para todos os alunos da rede municipal de ensino, por meio de dinâmicas, aspectos importantes da preservação, mostrando também o funcionamento do Centro Regional de Educação Ambiental e como acontece a reprodução das mudas no local.

Rodrigo Piau, coordenador da CanaCampo, fala sobre a importância de ações como essa para o desenvolvimento. "O objetivo da nossa entidade é produzir, porém, não fazemos nada sem considerar a harmonia entre a produção e o meio ambiente, uma vez que sabemos do nosso compromisso com as comunidades onde atuamos. Nesse contexto, é muito importante a parceria de cidades como Pirajuba, onde o ‘Centro Regional de Educação Ambiental’ está instalado e é mantido pela CanaCampo, Usina Coruripe, Usina Santo Ângelo e CMAA", afirmou.

Outras atividades desenvolvidas no município tiveram a participação ativa da Guarda Mirim Ambiental, que cumpriu a agenda com o plantio de uma árvore comemorativa em alusão à formação do programa, a distribuição de mudas de amora, feita na porta das unidades escolares da cidade e também a participação dos recrutas em workshops, realizados no Centro Regional de Educação Ambiental.

A secretária Vanessa Araújo conta um pouco sobre as iniciativas. "Os cuidados com o meio ambiente são constantes em nossa cidade, desde o início da gestão são feitos trabalhos com esse foco, que consiste na manutenção da ‘Escola de Educação Ambiental’, em parceria com as empresas, até a perenização de conteúdo, que objetiva despertar em nossas crianças uma consciência da necessidade do desenvolvimento sustentável" explicou ela.

Vanessa salienta sobre a importância da Guarda Mirim Ambiental no desenvolvimento de ações sociais, como os trabalhos realizados nos últimos dias em prol da natureza. "A própria Guarda Mirim de nossa cidade é um projeto inspirado em outras comunidades e que, em nosso caso, tem um viés ambiental. Esses jovens, além da evolução de suas condutas sociais, por meio das diversas atividades desenvolvidas também estão sendo grandes aliados no desenvolvimento e na replicação desses valores para os demais moradores", afirmou a Secretária.

O prefeito da cidade de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, declarou que o município tem sido um exemplo nesse segmento, tendo inclusive reconhecimento com o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública. "Temos nos esforçado muito para elevarmos a importância do desenvolvimento sustentável, nesse contexto, a cidade modificou as formas de coleta de lixo, introduziu a coleta seletiva, extinguiu o lixão a céu aberto e, como já citado acima, mantém um local específico que contribui para a educação e o reflorestamento. Tudo isso porque entendemos que a construção de um mundo melhor necessita da compreensão de todos sobre a importância desse tema e todos, sem distinção de classe social, idade ou situação podem contribuir, seja fazendo a destinação correta do lixoou mesmo com o consumo mais racional dos recursos naturais", finalizou o prefeito.