PIRAJUBA INVESTE EM TABLETS PARA APRIMORAR A EDUCAÇÃO

22/03/2022 Diogo Lapaiva

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, continua investindo no setor para proporcionar um ensino melhor e criar mais oportunidades para os alunos. Dessa vez, o investimento foi na aquisição de 200 tablets, que estão sendo aplicados na introdução tecnológica e como um recurso pedagógico, visando assim incentivar e criar um ambiente ainda mais atrativo para aprendizagem nas duas unidades municipais, a Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz e também o CMEI Maria Alves de Brito.

O secretário municipal de educação, Ricardo Urbano Silvério, explica que, uma vez que as crianças estão cada vez mais conectadas, a utilização dessas ferramentas em sala de aula, como apoio para os estudos, tem um potencial imenso para aumentar a produtividade e o rendimento escolar a curto, médio e longo prazo.

“O uso dos tablets em sala de aula proporcionará ao aluno a tecnologia, o que cumpre duplamente seu papel: ensina e educa. O intuito nosso é preparar essas crianças para um mundo no qual a tecnologia é, não só necessária, mas também essencial. O uso desses recursos na escola pode contribuir para a formação pessoal, profissional e para a construção da cidadania”, disse Urbano.

O instrutor de informática, Ataídes Borges Diamantino Nunes, que atua diretamente nas aulas de inserção tecnológica, fala que “o conteúdo das aulas ministradas com a utilização dos tablets são planejadas para auxiliar na evolução do processo ensino-aprendizagem. As aulas de informática são organizadas em conjunto com o professor regente que realizam um diagnóstico da turma e determinam o que, como e quando cada assunto deve ser trabalhado. Depois desse estudo utilizamos os tablets como ferramenta pedagógica”.

Tanto os pais, quanto os alunos estão gostando da novidade. Na opinião de Mirele Baldo Leal, que é mãe da aluna Alessa Manuella Baldo Barros, de 5 anos e que cursa o 2º período no CMEI, o contato com a tecnologia na escola é muito bom, pois além de ser um conteúdo educativo, também é um uso controlado e que proporciona oportunidade para as crianças que antes não tinham esse tipo de acesso.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho) também comemora os resultados. “A educação de Pirajuba é uma referência no estado e continuamos focados em progredir cada dia mais. Esse investimento significa muito para as crianças, porque embora grande parte delas têm acesso ao computador, celular e outras coisas do gênero em casa, existe uma parcela que o acesso à tecnologia é somente na escola. O nosso papel como gestor é proporcionar o máximo de oportunidade para todos”, finalizou Gauchinho.