PIRAJUBA INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

20/05/2019 PIRAJUBA INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Com o objetivo de tornar diversos serviços mais céleres e estruturados, a Prefeitura Municipal de Pirajuba idealizou, concretizou e entregou para a comunidade um complexo de atendimento ao público que foi denominado de Centro de Atendimento ao Cidadão ou CAC. O antigo prédio onde funcionou o CMEI foi totalmente adaptado e reformado, abrigando de forma definitiva a Junta Militar, Centro de Emissão de Documentos Pessoais, Procon, Ipremp, Almoxarifado Central, Conselho Tutelar, Secretaria da Assistência Social e Secretaria de Saúde.

Pela importância da ação para a comunidade, diversas autoridades prestigiaram o evento, dentre elas os secretários municipais, o pároco da Igreja Nossa Senhora da Abadia, Douglas Araújo, os representantes do Ministério Público, Dr. Rodrigo Lionel Barbosa e Dra. Andressa Isabelle Ferreira Barreto, e também os vereadores Allan Rodrigues, Davi Nogueira, Edivaldo Oliveira, Larissa Borges, Maria das Graças, Paulo Ricardo, Sérgio Bernardes e Éder Borges. Além disso também estiveram presentes os prefeitos das cidades de Planura, Paulo Roberto Barbosa, e de Campo Florido, Renato Soares de Freitas e diversos pirajubenses.

O secretário da administração e fazenda, Antônio José Brito Silva, explicou que é uma preocupação do Governo Municipal gerar condições para que os serviços sejam efetuados com qualidade. “Desde o início da administração do Rui, diversos investimentos foram feitos no sentido de aprimorar a ferramenta administrativa. A própria prefeitura foi completamente reformulada, mas, como o local não comportava todas as secretarias e órgãos necessários, o CAC foi criado. Tudo isso tem o objetivo claro de prestar melhor atendimento ao público, mas também de proporcionar aos servidores uma atuação mais estratégica e de qualidade”, complementou.

Uma das secretárias que fez o uso da palavra, Elisa Vieira Campos Rodrigues, que é responsável pela pasta de saúde, disse emocionada que “houve uma época em que gestores mencionavam que o PSF, por exemplo, poderia ser feito no lombo de um cavalo e embaixo de uma mangueira”. Em sua fala ela salienta que, na área de saúde por exemplo, diversas melhorias foram feitas na UBS, na logística, mas que faltava realmente uma melhor qualidade de trabalho na parte administrativa, que no caso do setor, representa grande relevância no trabalho.

O vice-prefeito Airton Alves – Gauchinho, em sua fala, salientou outro fator importante da obra: a qualidade de todos os empreendimentos feitos pela prefeitura nos últimos anos. “É importante notar que muito mais do que fazer obras, Pirajuba tem investido com inteligência e qualidade, entregando para a comunidade locais que certamente trarão muitos benefícios para nossa gente”, comemorou Gauchinho.

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, durante a ocasião, agradeceu a todos os servidores, aos vereadores e aos cidadãos pelo apoio recebido durante a gestão, apoio esse que tem possibilitado tantas conquistas. Ele explica que, quando surgiu a chance de construir um prédio novo para o CMEI e ampliá-lo, ao ponto de atender a demanda de ensino naquela faixa etária, os servidores começaram a idealizar esse novo complexo administrativo.

“O antigo prédio do CMEI foi dividido em duas partes, uma será a sede da ‘Casa do Idoso’ e na outra foi idealizado o CAC. O objetivo do Centro, como o próprio nome sugere, é centralizar diversos tipos de serviços num só local, o que além de integrar os setores, também facilitará para o usuário quando precisar ter acesso a eles”, ponderou o prefeito.

Ramos ainda fala que um dos grandes avanços que o local proporcionará é a formalização do primeiro “almoxarifado central”, dando condições para que todos os materiais adquiridos pela prefeitura sejam recebidos e distribuídos por um único centro de controle. “Tudo isso vai gerar ainda mais economia, tanto no sentido da materialidade dos bens adquiridos, bem como para que o inventário dos mesmos se torne mais preciso, como também evite a perda de produtos que têm prazo de validade ou ainda a redução de aquisição de produtos que por ventura já existam em estoque”, explica Rui.

Outra forte justificativa é que, com o aumento populacional, as necessidades de gestão se modificaram, exigindo uma estrutura adequada para a realidade atual. “Independentemente do porte da cidade, quando a sua população aumenta, chega um momento em que precisa se equiparar os locais, equipamentos e os servidores, à realidade do momento. Em Pirajuba, quando pegamos o governo, embora a cidade tivesse tido um grande avanço em muitos sentidos, grande parte das ferramentas administrativas se encontravam defasadas, por isso, além das obras como escolas, áreas de lazer e outros, também nos concentramos em proporcionar melhorias nesse aspecto. Hoje, graças ao trabalho conseguimos reverter essa situação, saindo de um ponto de saturação e deixando os setores aptos a um crescimento ainda maior”, finalizou o prefeito.

Todos os setores citados na reportagem já se encontram em funcionamento no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC.