PIRAJUBA IMPLANTARÁ O PROGRAMA DE GUARDA MIRIM

24/06/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

Por meio de parceria, o Governo Municipal de Pirajuba, implantará a partir do segundo semestre de 2019, o programa de Guarda Mirim. O objetivo da iniciativa é contribuir com a formação dos jovens, construindo por meio de diversos fundamentos, cidadãos mais produtivos para a sociedade e também ofertando qualificação para possibilitar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Para assinar o termo de cooperação com o Pelotão da Guarda Mirim de Frutal, que no ato foi representado pelo seu presidente José Maria Perim, além do instrutor e 2º Sargento da Polícia Militar Wendel José da Silva, e das guardas Maria Eduarda Katruin Nunes e Thays Rocha, participaram o prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, a secretária Vanessa Araújo e a coordenadora do Cras, Rosana Tiago. Também acompanhou o encontro o Sargento Renato, lotado no destacamento do município.

A secretária Vanessa Araújo, que foi a precursora para a implantação do sistema na cidade, explica que a princípio será aberta a oportunidade para 50 jovens com idade superior a 14 anos e estes jovens receberão instrução permanente da equipe que já atua em Frutal há mais de 10 anos, desenvolvendo noções de civismo, cidadania, recebendo instrução profissionalizante e, por meio de parcerias, sendo colocados no mercado de trabalho como “menores aprendizes”, constituindo assim um início de carreira e acumulando experiência para a vida.

“Acompanhamos por diversos meses os trabalhos da GM de Frutal e de outras cidades também, percebemos que os jovens inseridos no programa têm um comportamento social muito positivo, além de que quase sempre conseguem se destacar em suas carreiras, construindo por meio do posicionamento obtido, oportunidades valorosas que, certamente, vão a somar no desenvolvimento de suas vidas”, declarou ela.

Perim conta que uma vez ingressando no projeto, depois de treinado, o GM pode atuar em diversas atividades na iniciativa pública ou privada. “O principal benefício do programa é a possibilidade de resgate do cidadão, pegar o jovem e potencializar o que ele tem de bom. Temos vários jovens que iniciaram sua vida na Guarda Mirim e hoje são gerentes em comércio, médicos, bacharéis em direito e muitos atuam em diversas áreas. Com mais de 10 anos de atuação em Frutal já beneficiamos mais de 2000 pessoas”, disse ele.

Já o instrutor Wendel enfatiza que a finalidade principal da guarda é reforçar valores morais e sociais. “Muitos dos fundamentos aplicados no programa são os mesmos aplicados no ensino militar. O objetivo dele é lapidar os valores que são construídos no seio da família, se destacando a disciplina, subordinação, liderança e é claro, afastando os partícipes da violência e de outros riscos, como por exemplo o consumo de drogas”, concluiu.

Para Rui Ramos esse projeto vem somar com os programas sociais e a educação já oferecidas pelo município, dando possibilidade aos estudantes de continuarem o ciclo de progresso e construir uma carreira de valor. “Hoje, existe uma grande necessidade de geração de oportunidades para os jovens. No caso do programa, além da garantia da formação de cidadãos disciplinados e comprometidos, por meio de parcerias, esses jovens serão destinados ao campo profissional, com abertura para oportunidades de vida, claro que, respeitando sua vida escolar, que nesse contexto é prioridade”, salientou o prefeito de Pirajuba.

Ele fala ainda que para conseguir implantar o projeto na cidade foram buscadas parcerias de empresas privadas, sendo que, uma das que se prontificaram a participar subsidiando a ação e também se comprometendo com a colocação futura dos jovens é a Usina Santo Ângelo. “A Usina é uma grande parceira da cidade, assim como tenho certeza que outras pessoas serão, nesse contexto, além de ajudar com uma verba para o custeio da implantação, a Usina já se comprometeu a gerar oportunidades durante o treinamento e, vinculado ao desempenho, na efetivação posterior de parte da mão de obra produzida por meio da GM de Pirajuba. Enfim, avalio tudo isso como positivo e acho que é um grande passo para um futuro melhor”, finalizou.