PIRAJUBA FORMALIZA CONVÊNIO COM O HOSPITAL REGIONAL EM UBERABA

31/05/2018 PIRAJUBA FORMALIZA CONVÊNIO COM O HOSPITAL REGIONAL EM UBERABA

Com o objetivo de aumentar a disponibilidade de vagas para consultas e procedimentos médicos que não podem ser realizados na própria cidade, Pirajuba, com aprovação da Câmara Municipal, firmou, no mês de maio, um convênio com o Hospital Regional José Alencar Gomes Da Silva, em Uberaba.

Esse hospital foi construído para atender às necessidades de toda a região, porém, os custos para a manutenção da operação serão suportados mediante a repasses mensais das cidades beneficiadas, que, após a formalização da adesão, passarão a ter direito a usufruir dos serviços. Para Pirajuba, que já fez uma completa reestruturação logística, esse é um passo importante para avançar ainda mais no atendimento em saúde.

O termo foi assinado na presença do prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, e de representantes de Uberaba, presidente da câmara e prefeito em exercício (que substitui Paulo Piau que se encontra em viagem ao exterior), Luiz Dutra, e Iraci Neto, secretário de saúde. “A importância desse termo é que, se todos trabalharmos juntos, a saúde pode ser ainda melhor. Hoje nós temos 10 municípios que já aderiram e fizeram a sua parte, de 27 que compõe a região a ser atendida, dessa forma vamos também reivindicar o Ministério da Saúde que cumpra a sua parte”, explicou Dutra.

Iraci José de Souza Neto, uma das pessoas que assumem a liderança nessa implantação, como Secretário de Saúde de Uberaba, fala que além das prefeituras, outras parceiras foram buscadas no objetivo de oferecer um serviço de excelência. “Já conseguimos trazer uma universidade e uma fundação para serem parceiras do projeto. Lançado a 9 meses, já observamos um resultado significativo, todos os municípios, da nossa área composta por 27 municípios já tiveram pacientes atendidos no hospital regional. Hoje tivemos um ato importante, não só pela questão financeira, mas pelo fato da representatividade que Rui Ramos tem como líder regional, presidente da Amvale e vice-presidente da AMM”, opinou o Secretário.

O prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos afirma que é importante a adesão de todos, sendo que, embora o hospital tenha sido projetado e construído para atender a região, a manutenção dos serviços, em termos de custeio, não é exequível apenas com recursos federais e estaduais. “Quando foi projetado o hospital, foi previsto 50% do custeio do Governo Federal, 25% do estado e os 25% demais provenientes dos convênios com municípios do Triângulo Sul, que ao todo, são 27”, comentou ele.

Como já fizemos toda reestruturação logística em nossa cidade, esse passo representará uma melhoria no que tange a disponibilidade de vagas, uma vez que procedimentos de média e grande complexidade, em municípios de pequeno porte, não são comportados. “Estamos assinando hoje esse convênio, o que além de fazer a nossa parte para a melhoria do atendimento em toda região, ainda representará um ganho em termos de disponibilidade de atendimento para os pacientes da nossa cidade. De forma geral, eu fico muito feliz de poder participar de mais esse momento que certamente será benéfico para a população”, finalizou Ramos.