(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

PIRAJUBA COMEMORA O SUCESSO DO TORNEIO MTB PIRABIKE

08/10/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

No último domingo, dia 6 de outubro, aconteceu na cidade de Pirajuba, o 2º Torneio MTB Solidário Pirabike, realizado por meio da cooperação entre o grupo de ciclistas da cidade, cujo nome é o mesmo do torneio, e a Prefeitura Municipal. O evento levou até a cidade cerca de 115 atletas que disputaram, nas diversas categorias disponíveis, medalhas, troféus e prêmios em dinheiro.

A organização se deu através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e contou ainda com a participação das Secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social e de Saúde, e também contou com o apoio da Guarda Mirim Ambiental, que atuou em diversas frentes dentro do evento supervisionada pelos coordenadores do programa. A junção das secretarias proporcionou uma série de ações, como por exemplo, comemoração do Dia das Crianças, com parquinho gratuito para toda a comunidade, ações de promoção de saúde, com aferição de pressão arterial, glicemia e outras orientações, aulões de zumba e alongamento e também um show com o grupo Los Buenos, que finalizou o evento com muita animação.

A secretária Vanessa Araújo, explica que o evento surgiu por iniciativa popular e que a prefeitura acreditou no projeto, se tornando parceira desde a primeira edição e, a cada ano, tem buscado fazer um evento melhor para incentivar a prática de esportes, ampliar as possibilidades de lazer no município e também promover a cidade para a região.

"O torneio contou com a participação de diversos atletas de muitas cidades, segundo os próprios participantes a organização e a estrutura foram destaque e ficamos muito felizes por termos conseguido alcançar essa expectativa junto com a dedicada Equipe Pirabike, proporcionando assim, um dia muito especial para os nossos cidadãos e também para os visitantes", disse ela.

Nessa edição foram estabelecidas as categorias pró-sub 30, pró-sub 45, pró-over e pró-feminino, com percursos de 54 quilômetros para as categorias pró e de 27 quilômetros para a categoria turismo. Todos os atletas que completaram o percurso receberam medalhas de participação, além disso, subiram ao pódio os 10 primeiros de cada categoria, recebendo medalha e troféu os melhores colocados, e na categoria elite receberam troféu os 5 primeiros colocados.

Além dos troféus, os primeiros de cada categoria também receberam uma premiação em dinheiro, prêmios esses que somados totalizaram R$ 2.500,00. Na categoria turismo, os 10 primeiros colocados foram: Odair José Santos Oliveira Filho, Samir Felix, Odair José S. Oliveira, Leandro César de Oliveira, Rafael Peterson, Fábio Silva de Moraes, Marlon Aparecido Vieira Santos, José Mário Alves Júnior, Luiz Augusto Carvalho Martins e Marcos Felipe Araújo Souza, citados na ordem de classificação. Já no Feminino, as vencedoras foram Franciellen Aparecida Santana, Arelene Castro Viana, Ana Silva, Gabrielle Mendonça Sousa Queiroz, Antônia Neide Pires Souza, Flávia Martins, Tainá Beatriz Barbosa Silva, Cássia Poliana, Josinete M. da Silva Amaral e Stepany Lorainy da Silva.

Na pró-sub 30, os melhores classificados foram Vinicius de Almeida "Aranha", Lucas Gabriel, Emerson Vasconcelos, Adilson Aparecido, Renato Mateus da Silva, Leonardo Aparecido, Hiago Souza Dias, Rodrigo Rodovalho, Jailton Alves e Carlos. Na pró-sub 45, a classificação foi Moisés Lourenço "Monobloco", Luiz Sérgio Gonçalves, Valdinei Souza, Vitor Dionizio Silva, Raphael Carlos da Silveira, José Eduardo, Abrão Amaral, Cleiton do Santos, Marcelo Rodrigo Pedroso e Diego Henrique.

Por fim, nas categorias pró-over, Valtenio Batista, José Mauro Cajado, José Carlos, Marcelo Nonato, Edson Pedro Barbosa, Fernando Ruas e Guilherme Eterno. E na categoria Elite, que completaram 54 quilômetros, os melhores foram Reginaldo Donizete "Esquerda", Samuel Dantas de Souza, Mateus Rodrigues, Rafael do Nascimento Araújo Ferreira e Felipe Rodrigues Prado.

Reginaldo "Esquerda", que é de São José do Rio Preto, e profissionalmente atua como auxiliar de mecânico, se emociona ao falar do resultado obtido na categoria de maior destaque da competição. "Sempre estamos competindo, desde 2011, graças a Deus consigo bons resultados. É emocionante chegarmos em primeiro numa prova disputada como essa, pois não temos condição de viver de esportes, então, com muito esforço, agregamos o esporte em nossa rotina e, ainda assim, conseguir bons resultados é um sentimento que com palavras não consigo expressar", relatou ele.

Já Franciellen, que pela segunda vez se sagra campeã na disputa feminina em Pirajuba, é natural da cidade de Frutal, e conta que entrou no universo ciclístico mais ou menos há 3 anos. "É muita satisfação! Embora treinemos para isso, o percurso estava bastante puxado por conta do vento, e conseguir, mesmo assim, é uma amostra que estamos no caminho certo", avaliou a atleta.

O vice-prefeito Airton Alves – Gauchinho, classifica o evento como ótimo e comemora também a união da comunidade com o Governo Municipal de Pirajuba para trazer mais benefícios a todos. "Pirajuba merece que coisas assim aconteçam, fico muito feliz de ver as pessoas se mobilizando por uma causa e, em parceria com a prefeitura, poder entregar resultados para a comunidade, como é o exemplo desse belo evento. Parabéns, a todos que contribuíram para que isso pudesse se tornar realidade", declarou Gauchinho.

Um dos integrantes do Grupo Pirabike, Vandilson de Jesus Costa, expressa a gratidão pelo sucesso da ação. "O evento contou com a participação de grandes atletas de nossa região em uma disputa alucinante para conseguir a melhor colocação no pódio. Também tivemos atletas iniciantes quebrando suas próprias barreiras e vencendo seus próprios medos. Agora, é hora de começar a trabalhar com o mesmo empenho para que a próxima edição possa ficar ainda melhor. Agradecemos, a parceria dos patrocinadores, da prefeitura, da câmara e de todos aqueles que contribuíram para que alcançássemos esse objetivo", afirmou ele.

O prefeito, Rui Gomes Nogueira Ramos, avalia a realização do evento como positivo, tanto no aspecto de organização, quanto na participação do público. "Fiquei feliz com o resultado do evento, que foi organizado com imensa dedicação pela equipe da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. Nas pessoas da Vanessa, secretária, e do Mayron, coordenador de esportes parabenizo todos os demais, e também o Grupo Pirabike, que voluntariamente atuou de forma espontânea e buscou a parceria com a prefeitura, desse modo, sem essa iniciativa, nada disso teria acontecido", explicou Ramos.

"Recebemos visitantes de muitos lugares, como Uberaba, Frutal e São José do Rio Preto, por exemplo. Pelos comentários dos próprios atletas a prova foi de alto nível, o que nos deixa feliz e, quem sabe, com a dedicação da equipe Pirabike, possamos nos tornar um dia uma referência nesse segmento de eventos, como somos por exemplo, na Festa do Peão. Além disso, é importante salientar que a ação, embora dirigida para os atletas, também teve opções de lazer para toda a família, por meio do parquinho, da praça de alimentação e até de aulas de alongamento e zumba", finalizou o prefeito.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.