PARCERIA PROPORCIONA OFICINA DE ARTES CIRCENSES PARA ALUNOS DE PIRAJUBA

18/04/2018 PARCERIA PROPORCIONA OFICINA DE ARTES CIRCENSES PARA ALUNOS DE PIRAJUBA

Dentro da perspectiva de proporcionar opções de entretenimento, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que tem como secretária a chefe de gabinete Vanessa Araújo, trouxe para Pirajuba, no mês de abril, uma oficina de artes circenses, que atendeu diversas crianças com idade superior a 12 anos, matriculadas nas escolas da cidade ou que são atendidas por projetos do CRAS.

A ação, que foi proporcionada com apoio do Serviço Social da Indústria – Sesi, aconteceu no Poliesportivo Renato Martins Ferreira, e beneficiou, pela faixa etária, principalmente, os alunos matriculados na Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, que pela quantidade de inscrições, dividiu os interessados em duas turmas.

Segundo a secretária Vanessa, essa foi mais uma oportunidade em que a administração pública trouxe ao município a possibilidade de conhecer outras realidades e, além de exercitarem o corpo, também suas mentes, pois ao contrário do que muitas pessoas pensam, a arte circense vai muito além de palhaços, hoje esse contexto envolve um mix de habilidades que, obrigatoriamente, exigem que o praticante tenha preparo, concentração e disciplina.

“Claro que o objetivo da oficina foi introduzir mais essa possibilidade, ao longo do ano, como tivemos uma boa aceitação, pretendemos fomentar mais cursos como esse, que, quem sabe, podem ir muito além do lazer, plantando em nossa cidade uma semente que dará frutos muito maiores” relatou ela.

Para Diógenes Marques, supervisor técnico do Centro de Cultura José Maria Barra, é importante ter iniciativas como essa por parte do poder público. “O Sesi entende a cultura como parte integrante do ser humano, o jeito de ser e de fazer de cada pessoa. Totalmente alinhada à educação e ao social, ela proporciona a todos uma descoberta de si próprio e do mundo como um todo. Em Pirajuba, essa oficina foi oferecida, estabelecendo um relacionamento, entre a arte da alegria com o seu público. O jovem, ao fazer essa experiência, consegue romper limites, proporcionando autoestima, além de, eventualmente, revelar talentos, desta forma, acredita-se que a pessoa sai do estado de apenas observador, para ser o protagonista de sua própria história”, afirmou.

O Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, disse que, além dos benefícios já mencionados, o projeto mostra que, independente da área, o governo tem se esforçado para gerar oportunidades. “Seja para lazer ou profissionalização, esse tipo de ação reforça o nosso compromisso com o povo e a relação estreita que conseguimos estabelecer com entidades respeitadas, como o Sesi, por exemplo. Nessa ocasião, gostaria de agradecer, em especial, ao supervisor técnico do Centro de Cultura José Maria Barra, de Uberaba, Diógenes Marques, por meio do qual, conseguimos concretizar essa oficina”, concluiu o chefe do executivo.