JORNADA DO PATRIMÔNIO É ENCERRADA COM VÁRIOS EVENTOS EM PIRAJUBA

13/09/2019 PROJETOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ENCERRAM 7ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

No mês de agosto aconteceu a 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada diante da parceria entre o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Pirajuba, a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Pirajuba. Como parte integrante da jornada, nos dias 30 e 31 de agosto ocorreram dois eventos especiais que fecharam o ciclo de 2019 de ações com a temática em questão.

No dia 30 (sexta-feira), a Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz foi palco de um projeto de educação patrimonial, idealizado pela pedagoga Gleicy Chiaveli de Sousa. O projeto, realizado com os alunos da rede municipal de ensino das turmas do 3º, 4º e 5º ano, na ocasião eles puderam assistir à palestra do Professor e Historiador Gustavo Vaz, do Arte Educador Mc Toi Cairo Damasceno, do Professor Maestro Lucas Pedroso e do profissional Miguel Jacob Neto.

Já no dia 31, no Parque de Exposições Geraldo Alves de Brito, a população de Pirajuba foi convidada a participar de um grande evento, na qual os alunos do CMEI Maria Alves de Brito apresentaram números de dança country e forró, enquanto os alunos da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz fizeram números de dança com fita, flor do mamulengo e dança “pra ver se cola”.

No mesmo dia também se apresentaram a orquestra de viola e o grupo de catira Águia Dourada, além do animado show com Aninha Mendes & Patrícia. Todos que compareceram no encerramento puderam degustar comidas tradicionais de Minas Gerais, como arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne-seca, galinhada com molho vermelho, arroz branco, frango ao molho, gairova, pamonha, mingau de milho verde e doces típicos das festas de reis (doce de leite, doce de banana, pé de moleque, doce de mamão em calda, doce de figo em calda, doce de mamão ralado, doce de limão e doce de laranja).

Gleicy Chiaveli de Sousa, pedagoga, ficou bastante satisfeita com o saldo final das ações realizadas na cidade. “O Projeto foi um sucesso. Conseguimos atingir os objetivos esperados. As ações foram todas planejadas pedagogicamente e focadas nos bens patrimoniais da cultura tão rica que temos, mas que ficam entrelinhas. Muitos alunos tiveram acesso ao que não conheciam, gostaram do que viram e levarão consigo pelo resto de suas vidas”, relatou Gleicy.

A secretária de educação e cultura, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, explica que tudo saiu melhor do que o esperado. “Resgatar os valores do nosso povo com ações culturais que possam fortalecer o orgulho de suas raízes, e ao mesmo tempo ampliar o conhecimento sobre o assunto, foi um desafio extremamente prazeroso, o qual temos certeza de que trará os melhores frutos no futuro. Paras as crianças, principalmente, no intuito de despertá-las para o orgulho de onde vieram e de diversos costumes, e isso é garantir que teremos adultos apaixonados pela nossa terra e nossas tradições, dispostos a levar esses conhecimentos às futuras gerações”, comenta Rosidelma.

Na opinião da presidente do Conselho do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural de Pirajuba, Elizabete de Jesus Silva, os resultados com as ações foram alcançados com êxito. “Fiquei muito feliz com os resultados. E tenho certeza que a comunidade pirajubense se deliciou com este evento conhecendo um pouco mais do valor e do sabor de nossa culinária regional. Em nome de todos os membros, quero agradecer a todos que colaboraram para este sucesso”, disse ela.

O Prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos comentou que o apoio da comunidade durante a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural culminou em mais um grande sucesso para o munícipio, e é justamente isso que conduz a inspiração para trazer tantas novidades no quesito cultural. “Novamente, além de valorizar a cultura do nosso estado, pudemos promover a união do povo pirajubense, que se reuniu para prestigiar os eventos preparados com tanto carinho. Pirajuba já evoluiu bastante nesse quesito, antes a cidade quase não tinha recursos para essa finalidade, porém, com o crescimento das ações pudemos prospectar mais recursos para essa finalidade e isso tem nos permitido investir não só em ações culturais, como essas que aconteceram no mês de agosto, como também proporcionar a revitalização de espaços físicos, tornando cada vez mais forte esse patrimônio em nosso município”, relatou o prefeito.