INFORMATIVO DO COMITÊ DE GESTÃO E COMBATE À PROLIFERAÇÃO DO COVID-19 NA CIDADE DE PIRAJUBA

27/03/2020

Desde o surgimento da crise do coronavírus, diversas cidades do país estão empenhadas no enfrentamento desse mal. Em Pirajuba, foi criado um comitê gestor de crise em função da pandemia que, todos os dias, elabora ações para prevenir o contágio.

Leia nesse material um resumo das medidas desenvolvidas para essa finalidade até o momento. Informações relativas a outras iniciativas serão divulgadas periodicamente.

RESUMO DE ATIVIDADES DE ENFRENTAMENTO À PROLIFERAÇÃO DO COVID-19 EM PIRAJUBA :

• Implantação de Comitê Gestor COVID-19 com reuniões semanais e extraordinárias.
• Decreto municipal que trata de evitar aglomerações em diversos locais, com reajuste de horários de servidores e redução da jornada de trabalho.
• Treinamento da equipe de enfermagem para notificações e acompanhamento dos casos suspeitos.
• Palestras com atualizações de dados epidemiológicos e esclarecimentos quanto à pandemia.
• Remanejamento do fluxo de atendimento, separando pronto atendimento (urgências) de atendimentos agendados (ESF, ginecologia e obstetrícia, pediatria).
• Suspensão temporária da realização de exames de rotina, permanecendo a realização dos exames de urgência/emergência.
• Suspensão dos atendimentos psicológicos de forma presencial, sendo mantido o atendimento on-line.
• Suspensão temporária dos atendimentos fisioterapêuticos e odontológicos, sendo realizados na modalidade de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA.
• Confecção de panfletos informativos e distribuição em pontos residenciais e estratégicos: SUPERMERCADOS, MERCEARIAS, HORTIFRUTIS, PADARIAS e FARMÁCIAS.
• Propaganda volante nas ruas para informação a respeito do isolamento social e decreto municipal/estadual.
• Contratação de pessoal para a área da saúde e administrativa (Agente Fiscal) para supervisão de pontos com aglomeração no intuito de evitá-los.
• Implantação de números de telefone para sanar de dúvidas em pediatria: (34) 9 9652-4000.
• Aquisição de número telefônico para DISQUE DENÚNCIAS para verificação de locais abertos ou com aglomeração (para atuação do fiscal com apoio da PM) - (34) 9 9771-8000.
• Aquisição de materiais e equipamentos de proteção individual (AGUARDANDO ENTREGA).
• Telefones para informações/dúvidas/solicitações:
- FARMÁCIA (SOLICITAÇÃO PARA ENTREGA DE MEDICAMENTOS): (34) 3426-0133;
- GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: (34) 3426-0132;
- PSF : (34) 3426-0136 / (34) 9 9770-3040.
• Sanitização em locais públicos e/ou áreas externas para desinfecção de ruas e avenidas (INÍCIO DAS ATIVIDADES 31/03/2020).
• Confecção de boletim diário sobre a situação do coronavírus a nível Estadual e Municipal.
• Aquisição de equipamentos para ampliar o atendimento de emergência nas unidades locais AGUARDANDO ENTREGA).
• Criação de pontos distintos para realização de vacinação contra gripe, com agendamento prévio por telefone: (34) 3426-0134.
• Tratamento a domicílio: permanecem apenas as viagens para pacientes em tratamentos oncológicos, hemodiálise e casos extraordinários por solicitação médica ou urgências/emergências.