GAUCHINHO REPRESENTA PIRAJUBA EM EVENTO PARA ASSINATURA DE CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DO SAMU REGIONAL

18/07/2023

Ontem o Prefeito de Pirajuba, Airton Alves (Gauchinho), esteve em Uberaba representando a cidade no evento realizado pelo Governo do Estado e o Consórcio Cistrisul, no qual o governador Romeu Zema assinou o convênio para a implantação do SAMU Regional.

Essa ação representa um avanço para o atendimento de urgência e emergência em todo o Triângulo Sul, pois permitirá a criação de uma Central de Regulação de Urgência em Uberaba e contará também com bases descentralizadas em 17 dos 27 municípios que compõem a macrorregião.

A previsão é que tudo esteja em pleno funcionamento no período de um ano. Nesse processo serão adquiridas 24 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Na USB, o resgate é feito por um condutor, um socorrista e um técnico em enfermagem. A ambulância é acionada em casos de urgência, nos quais há necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente. Já na USA, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. A unidade atua em situações de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata, além disso, o SAMU Regional conta com o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), com sede em Uberaba, cuja operacionalização é de responsabilidade do Cistrisul.

Pirajuba será uma das cidades que contará com uma Unidade de Suporte Básico, que será instalada ao lado da UBS, com entrada pela Avenida Sidehan. As obras serão iniciadas em breve para que a adequação esteja concluída ainda em 2023.

O propósito do Samu é chegar o mais rápido possível às pessoas que precisam de atendimento médico imediato, garantindo não só um transporte adequado de urgência para um serviço de saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas também o atendimento precoce, que pode fazer toda a diferença em muitos casos.

Durante o ato, que pela importância contou com a participação de vários prefeitos da região, deputados e outras autoridades, Zema assinou o termo que possibilitará que o Estado libere os recursos para a aquisição de ambulâncias e contratação da equipe necessária para que o serviço seja iniciado.