(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO MARCAM O NOVEMBRO AZUL

05/12/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

Para marcar o mês de novembro, em que mundialmente se trabalha a conscientização sobre a prevenção e o exame para a detecção do câncer de próstata, em Pirajuba, mediante nova parceria com o Hospital Doutor Hélio Angotti, o Hospital do Câncer de Uberaba, realizou diversas ações para abordar o tema e também foram oferecidos, com o apoio da referida entidade, exames para o diagnóstico precoce.

Segundo a secretária de saúde, Elisa Vieira Campos Rodrigues, além da motivação que é desencadeada pela data, na qual existe uma mobilização sobre a temática, conforme informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o segundo tipo da doença que mais acomete homens brasileiros.

Ela contou ainda que, seguindo a recomendação dos especialistas, todos os homens acima de 50 anos precisam passar anualmente pelo exame de toque retal e da dosagem de PSA. Em indivíduos que já tiveram casos de doença em parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmão ou filho) esses cuidados precisam ser tomados a partir dos 45 anos.

Além disso, outro motivo para que os cuidados preventivos sejam tomados, são os índices otimistas de cura, quando o diagnóstico é feito em seus estágios iniciais. Ao contrário disso, em situações que a doença só é diagnosticada após o aparecimento de sintomas, o que denota um avanço da enfermidade, as chances de sobrevivência e cura são reduzidas.

Segundo o prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, as ações de cunho preventivas são importantes, principalmente por darem condições de tratamento em tempo adequado e de cura. “Não só no caso do câncer de próstata, mas também em muitas outras realidades, realizamos ações preventivas com o intuito de tornar acessível à informação e o tratamento. Não só em caso de cidades menores, como a nossa, mas em muitas outras, acredito que a conscientização seja o melhor remédio, pois, além de reduzir os custos com tratamento, ainda proporcionam mais qualidade de vida, de forma geral”, conclui ele.

AÇÕES REALIZADAS: durante a campanha foram feitos mais de 100 atendimentos, entre exames clínicos e de sangue, sendo que, 7% deles apresentaram alterações e foram encaminhados para o acompanhamento ambulatorial.

OUTRAS PREVENÇÕES: além dos exames nas referidas idades, manter hábitos de vida saudável é recomendado para evitar o desenvolvimento de problemas. Uma alimentação correta é importante (dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas deve ser evitada), evitar o sedentarismo e a obesidade (estes pacientes têm câncer de próstata mais agressivo), não fumar, reduzir o contato com poluição ambiental, com derivados de borracha e substâncias químicas como chumbo, são ações válidas para essa finalidade.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.