(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Patrimônio Histórico

Reza para as Almas

Esta manifestação cultural popular associada ao sincretismo religioso tem origens portuguesas e estima-se que seja praticada na nossa região desde finais do século XIX, embora não exista qualquer registro oficial que comprove a data factual. A celebração é feita na quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Um grupo de devotos reúne-se e percorre as ruas e residências da cidade ao som da matraca e do berra-boi, até chegar às portas do cemitério, onde é feita a entrega da reza.

Residência da família Bernardes Pinto

O casarão da família Bernardes Pinto ocupa um terreno com mais de 3200 metros quadrados e, assim como a casa da família Iraci Flausina Nunes, ela simboliza, na rua Quinzota, o anterior limite da expansão da área urbana da cidade de Pirajuba. Com aspecto simples, a residência pertence à família desde a década de 40.

Residência da família Iraci Flausina Nunes

A residência particular da família Iraci Flausina Nunes localiza-se na rua Quinzota, antiga rua Boiadeira, que ainda mantém o pavimento empedrado. O edifício possui características arquitetônicas modestas e ficou conhecido por demarcar, até alguns anos atrás, o limite da zona urbana de Pirajuba, antes do seu crescimento.

Residência da família Castro Brito

O imóvel, localizado no entorno da praça José Moisés Miziara Sobrinho, pertenceu a personagens significativas para a história e desenvolvimento de Pirajuba: Geraldo Alves de Brito, que foi prefeito da cidade por dois mandatos, e Francisca de Castro Brito, a oitava filha do coronel Oscar de Castro, que atuou como intendente, conselheiro, juiz de paz e até comerciante.

Festa de Louvor a Nossa Senhora d`Abadia

A festa mais tradicional da cidade de Pirajuba é dedicada à sua padroeira, Nossa Senhora d`Abadia. Muito antes da formação política do município, já eram feitas homenagens à santa às margens do córrego Buritis, no fim do século XIX. Segundo a historiografia local, quem começou as festividades foram as irmãs Bárbara e Esídia Rodrigues.

Praça José Moisés Miziara Sobrinho

A praça José Moisés Miziara Sobrinho localiza-se no coração da cidade e foi por muitas décadas o principal ponto de referência e de encontro do município. A maioria dos eventos sociais e políticos de Pirajuba era realizada na praça, que se tornou um símbolo da cidade. O local é marcado pela Igreja Matriz Nª Sra. d`Abadia, outro dos edifícios mais importantes de Pirajuba.

Residência da família Borges Vilela de Araújo

A residência particular da família Borges Vilela de Araújo é uma das casas com mais história da cidade. Construída em 1922 pelo senhor Oscar Prata, ela localiza-se a uma quadra da praça José Moisés Miziara Sobrinho, um dos pontos mais movimentados de Pirajuba. O ex-prefeito da cidade, Jesus Joaquim Prata, era filho do proprietário original e o seu trabalho contribuiu de forma importante para a emancipação de Pirajuba, em 1953.

Residência da família Jacob / Casa Nª Srª. d`Abadia

Esta casa, construída na década de 1920, pertenceu a duas figuras importantíssimas para o desenvolvimento social e político de Pirajuba no século XX - Taufik José Jacob e sua esposa, Saida Jacob. Ao lado da residência, que manteve a sua estrutura original praticamente intacta, está localizada a casa "Nossa Senhora d`Abadia", um estabelecimento comercial que também foi de propriedade do casal e que apresenta a mesma importância patrimonial.

Companhia de Reis Os Albanos de Pirajuba

A Companhia de Reis Os Albanos de Pirajuba remonta à família Ribeiro, conhecida popularmente como os Albanos, fundada há mais de 70 anos, de acordo com os seus membros. A companhia vem organizando há décadas a Folia de Reis anualmente em Pirajuba, um dos eventos mais representativos do folclore da cidade, que inclui manifestações musicais, culturais e religiosas.

Sociedade Esportiva Recreativa Pirajubense

A Sociedade Esportiva Recreativa Pirajubense (Serp) tornou-se conhecida, na década de 1970, como um dos maiores e melhores clubes da região. Com a realização de muitas atividades para os membros, como bailes, festas, casamentos e outros, a Serp também ficou famosa pelas celebrações carnavalescas que atraíam foliões de todas as cidades do entorno de Pirajuba.

Armazém e Bar do Ziquinho

O Armazém e Bar do Ziquinho é um dos estabelecimentos mais antigos da cidade de Pirajuba, inaugurando ainda antes da emancipação política do município, em 1953. Além disso, a construção preservou, ao longo das décadas, as características estruturais originais, representando um exemplo importante do estilo arquitetônico utilizado nas origens da cidade.

Hidráulica Hidrofort Peças e Serviços, Ltda.

A empresa Hidráulica Hidrofort Peças e Serviços apresenta um estilo de construção antigo e muito bem conservado e, além disso, é uma das referências regionais no fornecimento de peças e acessórios para veículos do setor agropecuário, que é a principal fonte de renda do município há muitas décadas. Assim, constitui parte material e imaterial do patrimônio da cidade.

Escola Estadual Coronel Oscar de Castro

A Escola Estadual Coronel Oscar de Castro é a mais antiga unidade escolar de Pirajuba, com mais de 90 anos de história. Nos primeiros anos de funcionamento, a escola contava com apenas duas salas de aula e um único professor. Na época, a Vila dos Dourados (hoje Pirajuba) era parte da Comarca de Uberaba. Ao longo de quase um século, a escola sofreu inúmeras ampliações e a construção de novas sedes, mas ainda mantém uma extrema importância patrimonial na cidade.

Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz

Esta escola é uma parte importantíssima da educação na cidade há mais de meio século. No ano da sua fundação (1962), era chamada de Escola Comercial Municipal de Pirajuba. Dois anos depois, denominava-se Ginásio Municipal de Pirajuba e, em 1968, o nome mudou para Ginásio Estadual Sérgio Pacheco. Em 1970, a escola foi intitulada Colégio Normal Sérgio Pacheco e, 13 anos mais tarde, recebeu o nome de Colégio Municipal Sérgio Pacheco. Foi apenas em 1989 que passou a chamar-se Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz.

Capela Santa Terezinha

A Capela Santa Terezinha localiza-se na praça com o mesmo nome, no centro de Pirajuba. Importante exemplo do patrimônio religioso da cidade, o edifício apresenta características semelhantes ao estilo visível na Igreja Matriz, típico da nossa região. A capela foi inaugurada em 18 de outubro de 1942, em homenagem a Santa Terezinha. No decorrer dos anos, o edifício passou por adequações como a inserção de janelas e a substituição das portas de madeira por outras, feitas de ferro e vidro.

Residência da família Rocha

Outra casa tradicional da cidade que revela o estilo arquitetônico simples mas característico da região é a residência da família Rocha, localizada na rua Marciano Martins. O imóvel de pouco mais de 160 metros quadrados foi edificado no final da década de 1940 pelo senhor Taufik José Jacob. Embora tenha sofrido algumas adequações e reformas estruturais no decorrer dos anos, a casa ainda preserva muitas características originais.

Residência da família Jaime de Castro Borges

Um dos imóveis que se encontra na praça José Moisés Miziara Sobrinho é a residência da família Castro Borges. Uma casa de 220 metros quadrados, construída na década de 1940, somando quase 80 anos de história em Pirajuba, inventariada pelo Conselho do Patrimônio Histórico (Conpah) em 2010.

Vitrais da Igreja Matriz Nossa Senhora d`Abadia

A Igreja Matriz Nossa Senhora d`Abadia é uma beleza arquitetônica e cultural da nossa cidade, e é composta por diversos elementos que a tornam mais especial. Entre eles, destacam-se os 15 vitrais que embelezam as paredes da igreja e representam diversas personagens importantes da Bíblia e da tradição cristã.

Igreja Matriz Nossa Senhora d`Abadia

A Igreja Matriz Nossa Senhora d`Abadia, como a conhecemos, existe desde a década de 1950, graças ao trabalho do Frei Capuchino Estanislau de Gangi e o mestre de obra Romualdo Juvenal. Antes da edificação da igreja, havia uma pequena capela no local. Desde 1986, a igreja foi vinculada à Arquidiocese de Uberaba, tornando-se efetivamente uma paróquia.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.