UM LEGADO DE TRABALHO E DEDICAÇÃO PELA EDUCAÇÃO DE PIRAJUBA

13/04/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

No dia 12 de abril, foi recebida no gabinete do Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, a servidora da educação municipal, Patrícia Bernardes Franco, que, depois de 26 anos de dedicação, teve o termo de aposentadoria assinado pelo chefe do executivo na presença do presidente do IPREMP, Silvio dos Reis Oliveira e de diversos, do vice-prefeito Airton Alves e vários servidores, que aproveitaram o ato para agradecê-la pela dedicação e empenho ao longo da carreira.

Patrícia ingressou no segmento de educação já em Pirajuba, no ano de 1991, onde, foi convocada pelo então gestor da Escola Coronel Oscar de Castro, que naquele período também tinha sua administração municipalizada, para que preparasse uma pessoa para prestar provas de supletivo em Uberaba, conseguindo, dessa forma, se graduar.

De lá para cá, ela passou por diversas experiências dentro da educação, atuando como diretora, vice, e também professora. Nesse tempo, foi autora de diversos projetos importantes desenvolvidos dentro de sala de aula, como por exemplo o Pira Lira, Corrida da Centopeia, A Hora do Conto e da História, todos focados no fomento à leitura, parte essencial na educação.

“Nesse tempo, desde os primeiros momentos na rede municipal de educação, fui muito bem acolhida e me lembro até hoje das pessoas que estiveram presentes e que ainda estão em atuação, também prestando grande serviço para educação, como Deusvanete Teresinha, Maurício José, Aparecida Donizete e Maria das Dores. Estes estavam lá quando eu cheguei e me acolheram muito bem, fazendo com que eu tivesse certeza que tinha feito a escolha certa a cada projeto realizado e quando, por meio de uma história, conseguia arrancar um sorriso inocente de uma criança”, relembrou a professora aposentada.

Dentre outras pessoas que tiveram a oportunidade de atuar com Patrícia, Beatriz Cruvinel, que foi diretora da unidade municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, conta que a mesma era uma “Pessoa ímpar... De uma grandeza em relação ao conhecimento e à sabedoria. Gosta do que faz, tem saber e sabor na profissão. Pessoa preocupada com seus entes queridos e também com aqueles que a cercam. Patrícia Bernardes Franco, foi minha professora e também Diretora, quando ainda estava me preparando para a profissão; passou a ser minha colega de trabalho e certamente é uma pessoa que, com o passar do tempo, nunca perdeu a sua essência”, completa.

O prefeito Rui Ramos declara que, embora merecida, a aposentadoria da profissional deixará, certamente, para todos que tiveram a oportunidade de trabalhar com ela, bem como para os alunos e gestores, muitas saudades. “Patrícia é uma das profissionais com que tive maior prazer de trabalhar, dedicada e sempre buscando ações para tornar o ensino mais eficiente, ela foi autora de diversos projetos, no qual a nossa administração teve o prazer de apoiar. Além disso, sempre foi uma pessoa aberta as novidades na educação, o que contribui, ao longo dessas quase 3 décadas, para a formação de muitas crianças”, destacou Ramos.

Rui relembra ainda que Patrícia passou por momentos importantes na educação, sendo uma pessoa atuante e fundamental nesse ciclo de desenvolvimento do setor, onde foram inauguradas novas unidades, estruturas modernizadas e também, nos últimos anos, implementado um sistema de ensino diferenciado na cidade, o que colocou Pirajuba como um dos municípios referência nesse contexto na região.