SECRETARIA REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

19/09/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

Muitas doenças nos dias atuais estão atreladas aos hábitos pouco saudáveis de alimentação. O consumo de alimentos industrializados em excesso, a ingestão desregrada de gordura e açúcares tem levado, entre outros males, à obesidade e sobrepeso, que no Brasil já atinge cerca de 18,9% da população, segundo dados do Ministério da Saúde.

A obesidade pode ser responsável pelo surgimento de diversas doenças, dentre elas a diabetes, hipertensão, entre outras. Por isso, em Pirajuba foi feito um levantamento pela Secretaria Municipal de Saúde, através da ESF, NASF e da Vigilância em Saúde, que apontou a necessidade de trabalhos preventivos relacionados à alimentação.

Segundo o trabalho realizado pela nutricionista Renata Vieira, na cidade, os números apontam para a realidade nacional e por isso diversas ações foram iniciadas para dar esse alerta para a comunidade. “Hoje, mesmo com o excesso de informações que está disponível nas escolas e na internet, a população ainda não está atenta à necessidade de se alimentar bem”, falou a profissional.

Renata afirma ainda que, segundo dados do ministério da saúde, esse é um problema enfrentado em nível nacional, sendo que o sobrepeso partiu de uma taxa de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016, ou seja, teve um aumento de 60% em dez anos. “Hoje 1 em cada 5 brasileiros está com descontrole no peso”, apontou ela.

A secretária de saúde, Elisa Vieira, disse que em decorrência dessa realidade, diversas ações serão realizadas no sentido de promover a saúde e prevenir o adoecimento. Uma dessas ações já foi realizada, no dia da última campanha de multivacinação. “Nesse dia, como parte das ações de conscientização, a equipe preparou um lanche especial, saudável, para recepcionar crianças e adultos, dando a todos que estiveram presentes no local a oportunidade de provar alguns alimentos, estimulando assim, em conjunto com as informações transmitidas, a adoção de hábitos mais positivos no dia a dia”, salientou a secretária.

Vieira afirma ainda que toda a equipe está consciente e atenta à necessidade de agir de forma proativa mediante a essa realidade. “Nós temos a consciência que é muito mais importante o trabalho preventivo do que a medicação, porque, em alguns casos, as doenças geradas por meio de hábitos desregrados não têm cura e podem comprometer de forma severa a qualidade de vida, o que, certamente, pode ser evitado com atos diários que moderem o consumo de alguns produtos e tornem a alimentação mais adequada”, concluiu ela.

O Prefeito Municipal Rui Gomes Nogueira Ramos, que também acompanha os trabalhos perenes realizados pela saúde do município, engrandeceu a iniciativa. “É uma bela iniciativa da equipe porque hoje o stress rotineiro e a falta de tempo se tornaram um ‘estímulo’ para hábitos não salutares. Não adianta nada oferecermos uma melhor estrutura e maior disponibilidade de atendimento caso a comunidade não se conscientize que viver de acordo com uma conduta que vai de encontro à saúde é necessário”, finalizou o chefe do executivo.