(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

PROJETO MOSQUITOEIRA UNE PIRAJUBENSES CONTRA O AEDES AEGYPT

22/07/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

A saúde é uma questão determinante para a qualidade de vida. No Brasil, especialistas afirmam que a incidência de muitas enfermidades poderiam ser evitadas com ações efetivas de promoção da saúde e educação. Algumas dessas doenças, por exemplo, são a dengue, a chikungunya, o zica vírus e outras, que têm em comum como vetor de transmissão o mosquito Aedes Aegypti.

Para contribuir com a redução desse problema, uma ação conjunta entre a coordenadoria do Meio Ambiente, as Secretarias de Educação, de Saúde e Assistência Social desenvolveu um projeto denominado Mosquitoeira, que tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre práticas que evitem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, reduzindo por consequência, a transmissão da Dengue e de outras moléstias causadas por esse vetor.

A secretária Vanessa Araújo explica que a ação contará com o envolvimento dos professores, alunos e familiares, em um processo que inclui palestras, oficinas e atividades coletivas, além da produção, nos grupos de convivência do CRAS, de armadilhas para a captura dos mosquitos, também denominadas de “Mosquitoeiras” e que, como tal, inspiraram o nome do projeto.

“Esse projeto foi desenvolvido em parceria com várias secretarias do município e tem como objetivo final reduzir a proliferação das doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti. Além da produção das armadilhas caseiras, um das principais expectativas com a ação é envolver a família e conscientizar sobre a importância de cuidar do ambiente doméstico afim de evitar que os mosquitos se reproduzam”, relatou.

A coordenadora de vigilância em saúde, Alessandra da Silva, comenta que a participação direta da população e das famílias no combate ao vetor tem papel fundamental, pois na maioria das vezes o ambiente doméstico é o habitat do mosquito Aedes aegypti.

“Desta forma a atuação da comunidade é um dos eixos de sustentabilidade de um efetivo programa de combate à dengue e às demais doenças relacionadas ao mosquito. O papel do cidadão deve ser de um "sujeito sanitário", crítico e corresponsável pelo processo coletivo de construção da saúde, realizando limpeza em seus quintais, participando de atividades desenvolvidas pelo Governo Municipal, auxiliando o trabalho e a entrada dos agentes de combate às endemias em suas residências e denunciando locais com possíveis criadouros de larvas, para que em conjunto possam auxiliar na eliminação do mosquito, evitando transtornos à população”, afirmou ela.

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos salientou a importância desse tipo de ação. “Hoje a dengue é um problema grave de saúde para muitos municípios, e sem a participação da comunidade não tem como ser combatida, pois a única forma de reduzir o potencial de danos do Aedes Aegypti é a redução de locais onde ele possa procriar, que no caso, são locais com água parada. Por isso é importante que todos analisem os seus ambientes e, seguindo as orientações constantes dadas pela Secretaria de Saúde, façam a sua parte”, disse ele.

Na ocasião, o prefeito parabenizou todos os envolvidos com a elaboração e execução do projeto na cidade. “Hoje uma das formas mais eficazes, claro que se tratando de médio e longo prazo, é a educação. A educação vai além de uma ação paliativa, ela forma uma consciência cidadã, que contribui para a resolução dos problemas e torna as pessoas sensíveis para que os mesmos erros não sejam cometidos no futuro”, finalizou o prefeito.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.