PROJETO CULTURAL PROMOVE OS SABORES DA COMIDA MINEIRA

20/08/2019 PROJETO CULTURAL PROMOVE OS SABORES DA COMIDA MINEIRA

No início do mês de agosto, o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Pirajuba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, realizaram durante uma semana, diversas ações com foco na tradição da cozinha mineira. O projeto é parte integrante da 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, e contou com palestras, leitura de livros, degustações e muito mais.

Essa parte do projeto foi idealizada pela membra do Conselho e Pedagoga Gleicy Chiaveli de Sousa, e teve como local de execução a Biblioteca Pública Municipal "Ademar de Castro Brandão", onde, durante quarta dias, foram desenvolvidas diversas ações, com o intuito de "resgatar a cultura, história e afins do município".

"A ação foi criada para os alunos da educação infantil e fundamental 1 e este ano, abordou o tema 'Culinária e Patrimônio', dentro da biblioteca foram feitos diversos tipos de abordagens, como por exemplo a leitura de temas correlatos, a apresentação de agricultores e produtores, a degustação de produtos e ainda muito diálogo sobre a importância de se valorizar a cultura mineira", relatou Gleicy.

No primeiro dia de encontro, os jovens puderam ter acesso a livros diversos que retratavam a temática; no segundo dia, foram abordados aspectos sobre a produção e a história do 'queijo canastra', uma iguaria típica de nossa região; já no terceiro dia, foram abordados os processos que envolvem o café, desde o plantio, até chegar à mesa do brasileiro; no quarto dia, os alunos participaram do momento denominado chá com leitura, onde foram aplicadas dinâmicas de incentivo à leitura, acompanhadas de um delicioso chá; e, no quinto e último dia do projeto, que ocorrerá no próximo dia 30 de agosto, será promovida uma roda de discussão com a degustação do, também tradicional, bolo de fubá, com chá.

A secretária de educação e cultura, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, destaca que as Jornadas do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, são fomentadas bienalmente pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, que determinam um tema para ser trabalhado em todo o estado, criando assim, uma memória coletiva desses valores. "Pirajuba desenvolveu muito nos últimos anos no que tange a valorização do patrimônio cultural. Além de ações como essa, por meio de projetos, são obtidos recursos que possibilitam a manutenção de prédios particulares e públicos que são parte da história do nosso município", explicou.

Elizabete de Jesus Silva, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Pirajuba, classificou o projeto como importante, pois, segundo ela, as comidas ainda revelam tradição e modos de ser. "Por meio dos alimentos a tradição também é repassada geração após geração, através de receitas familiares, fazendo também parte da forma de vida das regiões", opinou ela.

O prefeito municipal, Rui Gomes Nogueira Ramos, destaca que, além de introduzir conhecimento e cultura no dia a dia das nossas famílias, as ações têm outra forte importância no que tange a obtenção de recursos para reinvestimento na pasta de cultura. "Pirajuba antes quase não recebia recursos específicos para cultura. Por meio de ações já realizadas pelo Governo Municipal, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, a cidade foi obtendo melhores índices e alcançando subsídios que são reinvestidos na manutenção da cultura e da história do nosso povo", explicou o prefeito.

Rui conta ainda que muitas obras foram feitas na cidade por meio de verbas específicas para essa manutenção, todas obtidas por conta dos trabalhos que foram iniciados. "Hoje alguns prédios públicos, como por exemplo a Capela de Santa Teresinha, o Coreto da Praça da Matriz, a Rodoviária e algumas residências que têm valor histórico, também receberam investimentos. Como chefe do executivo, entendo que o município precisa se desenvolver em todos os sentidos e, a preservação, manutenção e propagação da cultura é um deles, seja por meio da reforma dos bens materiais, inventariados ou tombados, ou mesmo pela valorização dos patrimônios imateriais, como é o caso da culinária mineira, que esse ano foi eleita a temática da 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, organizada pelo Iepha-MG e no qual fazemos parte com muito orgulho", finalizou ele.