PROJETO BUSCA A PROFISSIONALIZAÇÃO E A GERAÇÃO DE EMPREGO PARA MULHERES EM PIRAJUBA

03/09/2021 Diogo Lapaiva

A geração de empregos é um desafio em muitos lugares do Brasil. Em cidades menores, cuja densidade populacional não tem volume suficiente para atrair determinados investimentos econômicos, esse desafio pode ser ainda maior. Pensando nisso a Prefeitura Municipal vem trabalhando em alternativas que proporcionem a profissionalização e também a inserção da comunidade local no mercado de trabalho, e uma iniciativa que vem de encontro a isso é o Tecendo Cidadania.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, visa oferecer para as mulheres locais a oportunidade de aprender a profissão no segmento têxtil, setor que foi responsável por gerar pelo menos 1,5 milhões de empregos em 2020 e 16,5 bilhões em impostos naquele ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

Com o foco nessa oportunidade foi iniciado um curso profissionalizante de corte e costura na cidade, oferecido gratuitamente pelo município, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A primeira etapa do curso, que já foi concluída, abordou os fundamentos básicos para o exercício da profissão e o projeto completo compreende ainda duas etapas, que vão levar as inscritas a conhecimentos intermediários e até técnicas avançadas, permitindo que ao se formarem, elas tenham plenas condições de atuarem no ofício.

A secretária de Assistência Social Vaena Bernardes explicou que o objetivo é proporcionar uma preparação profissional completa e após a conclusão oferecer suporte para que possa haver de forma imediata a inserção das participantes no mercado de trabalho "Além do curso, que já é um grande diferencial, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social está montando uma estrutura onde as participantes poderão participar de um projeto de geração de renda, uma espécie de uma incubadora do setor têxtil, fomentando assim a inserção da cidade nesse importante setor", disse ela.

Ednalba Nunes é uma das participantes do curso, e atualmente trabalha no ramo de doces. Além disso, Ednalba faz alguns serviços de reparos em roupas, esporadicamente. "Trabalho com confeitaria, mas faço uns consertos em roupas. Cada dia aprendo uma coisa nova. Aprendi a riscar moldes, fazer barras diferentes do que eu já fazia, entre outras coisas. O curso é muito bom e ensina de um jeito leve. É uma oportunidade para me aprimorar e estou gostando bastante. Quem sabe, depois do final do curso, consigo trabalhar mais com a costura", avalia.

O prefeito Gauchinho vê com enorme entusiasmo essa iniciativa. "A intenção é que nos quatro anos de governo possamos acelerar a economia de nossa cidade, seja por meio da profissionalização, ou mesmo buscando atrair novas empresas. No caso específico desse curso, o projeto vai bem além de dar o conhecimento, a Prefeitura está preparando todas as condições para que essas mulheres possam iniciar no mercado trabalho de forma rápida", comentou.

Ele explica que uma vez que a cidade tenha mão de obra qualificada e também tenha estrutura, será colocada uma equipe para buscar parcerias e para que projetos sejam executados na oficina que está sendo montada, beneficiando assim as participantes do curso e a economia local. "Se pararmos para pensar, todas as empresas precisam desse tipo de serviço, desde empresas menores, passando por fazendas e até usinas tem a necessidade de uniformes. Se tivermos uma estrutura adequada, bem como pessoas preparadas, nada impede que os nossos empresários possam dar a oportunidade para as pessoas daqui, fazendo com que o dinheiro gasto com a aquisição desses itens possa beneficiar a nossa comunidade, diferente do que acontece hoje", afirmou Airton.

O prefeito lembrou também que parte dos recursos que estão sendo aplicados e que deram o início a esse projeto foram oriundos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Franco Cartafina. "Antes de mais nada é preciso agradecer ao Franco, que destinou R$ 100 mil para que pudéssemos começar esse sonho. Nós sabemos que mudar a realidade de uma cidade é uma longa jornada e que isso que estamos fazendo agora é apenas um passo de vários que ainda vamos dar. Estamos realmente felizes com o que tem acontecido até aqui e a ideia é continuar buscando caminhos para beneficiar a nossa gente, gerar emprego e renda para as nossas famílias", finalizou Gauchinho.

A Prefeitura informou que, ao todo, 18 mulheres completaram o primeiro módulo do curso e, automaticamente, todas elas tiveram as vagas garantidas para os módulos seguintes. A expectativa é que todas recebam a certificação do Senac, documento que às qualificará como profissionais do setor com a conclusão de todas as etapas.