PREFEITURA LANÇA ÁLBUM DE FIGURINHAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PIRAJUBA

23/10/2017 PREFEITURA LANÇA ÁLBUM DE FIGURINHAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PIRAJUBA

A ação visa promover a educação cultural e estimular a preservação do patrimônio da cidade e ainda do meio ambiente

O álbum inclui 36 figurinhas que ilustram os componentes culturais, históricos e artísticos de Pirajuba

Em outubro, a Prefeitura Municipal de Pirajuba lançou um projeto especial: o álbum de figurinhas do Patrimônio Cultural, uma iniciativa que trabalha tanto a educação quanto a preservação da riqueza histórica, artística, arquitetônica e cultural da cidade, e ainda com ligação a ações ecológicas de coleta seletiva e reciclagem, unindo três esferas de grande importância para o município e a comunidade.

A ação foi idealizada e realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Conpah). Dentro do projeto foram incorporadas diversas ações, entre elas um gibi, que explica o que é o patrimônio cultural, várias atividades presenciais e, como parte fundamental da ação, um álbum de figurinhas colecionáveis, com 36 imagens que ilustram elementos importantes do patrimônio pirajubense, abrangendo desde as igrejas e praças da cidade, até festas tradicionais que são realizadas no município há muitas décadas.

Cada figurinha possui um lugar reservado no álbum, que inclui textos para cada imagem, explicando mais sobre a importância e significância cultural, história e/ou artística do elemento representado. Os álbuns foram disponibilizados gratuitamente e as figurinhas são trocadas por ecopontos. Para adquirir os ecopontos, os alunos das escolas da cidade trocam recicláveis, como garrafas PET e latinhas de alumínio, pelo “dinheirinho da educação”, que já foi utilizado em diversos projetos, gerando diversas opções de lazer para os estudantes.

A secretária de Educação e Cultura de Pirajuba, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, explica mais sobre o processo: “A troca de ecopontos pelas figurinhas é uma forma de aliar as duas iniciativas: a promoção da reciclagem e da coleta seletiva, que é uma referência no nosso município, e a aprendizagem sobre o patrimônio cultural riquíssimo que a nossa cidade possui. Cada envelope contendo três figurinhas pode ser obtido em troca de 30 ecopontos. A reciclagem de seis embalagens pet ou três latinhas é recompensada com cinco ecopontos. Dez embalagens ou cinco latinhas dão direito a 10 ecopontos”, informa Rosidelma.

As datas e locais para entrega dos ecopontos variam no decorrer da semana, para possibilitar mais praticidade para os moradores. “Às terças-feiras, a troca pode ser efetuada na Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz. Às quartas-feiras, será no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Alves de Brito. Às quintas, na Escola Estadual Coronel Oscar de Castro. Por fim, às sextas, na Biblioteca Municipal Ademar de Castro Brandão”, complementa a secretária.

Ainda segundo Rosidelma, haverá ainda uma premiação para a primeira pessoa que completar o álbum com todas as figurinhas. “Como forma de estimular a adesão entre os moradores, levando as pessoas a reciclar mais e a aprender mais sobre o patrimônio da cidade, será oferecida uma bicicleta para quem obter todas as figuras primeiro”, conta. A premiação deverá ser feita em meio às comemorações do aniversário de Pirajuba, no dia 12 de dezembro. De acordo com as programações da secretaria de Educação e Cultura, a troca de ecopontos por figurinhas pode ser feita até o dia 30 de novembro.

O prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, destaca o bom trabalho da equipe da secretaria e do Conpah, e salienta a importância da ação na promoção da educação, da disseminação da cultura e ainda da preservação do meio ambiente e a limpeza da cidade.

“Pirajuba é um dos poucos municípios brasileiros que implantou a coleta seletiva em 100% da área urbana, e essa é uma das ações que permite deixar a cidade limpa e mais atrativa. Além disso, é muito gratificante ver o envolvimento da equipe da administração municipal, mesmo em setores diferentes, para concretizar este projeto tão especial. Além de ser por uma boa causa, as pessoas, principalmente os jovens, divertem-se colecionando as figurinhas e aprendem mais sobre a riquíssima história da nossa amada cidade”, complementa Ramos.

O chefe do Executivo salienta ainda que, por meio de ações como esta, a cidade avança na captação de recursos, como por exemplo o ICMS Cultural, originando verbas que, posteriormente, são reinvestidas em diversos setores, viabilizando sempre mais qualidade para a cidade como um todo. “É muito importante que a comunidade saiba e valorize projetos como este, pois, além do fundo educativo e social que representa diretamente, também pode gerar muitos benefícios indiretos, elevando a cidade nos rankings e programas nas esferas estaduais e federais e abrindo novas possibilidades para o município. Por tudo isso, gostaria de parabenizar todos os envolvidos”, conclui Rui.