PREFEITURA DE PIRAJUBA LANÇA 4ª EDIÇÃO DA COPA DE FUTSAL HIAN SOUZA DIAS

18/10/2017 DIOGO LAPAIVA

Competição realizada anualmente no município reúne cerca de 300 atletas da cidade e se estenderá até dezembro

Nesta quarta-feira (18 de outubro), no Ginásio Poliesportivo Renato Martins Ferreira, o governo municipal de Pirajuba dá início à 4ª edição da Copa de Futsal Hian Souza Dias, um evento que acontece anualmente e é realizado pela equipe da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, reunindo atletas de todas as idades do município. O campeonato segue até o dia 10 de dezembro com diversas partidas.

De acordo com a estimativa da secretaria, a edição deste ano conta com a participação de 300 jogadores, distribuídos em sete categorias: as faixas fraldinha, pré-mirim, mirim e infantil, que somam 16 times – quatro em cada categoria – enquanto as equipes da classificação adulto e veterano são 14, sete em cada faixa.

O treinador Mayron César Pinto conta que a premiação é dividida entre as equipes de cada categoria. “Para participar, todas as equipes pagaram uma taxa no valor de R$150. Ao final do campeonato, o valor total será dividido em duas partes: 70% será revertido para o campeão, e os restantes 30% para a equipe que ficar em segundo lugar. Além disso, serão entregues troféus e medalhas para os campeões, vice-campeões, melhor goleiro, artilheiro e melhor jogador. No caso das restantes categorias, é mantida a premiação com troféu e medalhas, valorizando o desempenho dos jogadores que vencerem a competição”, afirma.

Ainda segundo Mayron, os jogadores dos times adultos e veteranos demonstraram interesse em competir na já tradicional copa de futsal da cidade. Já os integrantes das equipes infantis são compostas pelos alunos das escolas de Pirajuba, que participam dos treinos diários da escolinha de futsal. “Além de ser uma oportunidade de testar as capacidades aprendidas no decorrer das aulas, é também um momento de valorização do espírito esportivo e do trabalho em equipe entre os jovens e adultos da nossa cidade”, avalia Mayron.

A secretária de Esporte de Pirajuba, Vanessa Araujo, destaca a importância de preservar os eventos esportivos municipais, enfatizando uma competição saudável e amigável entre os cidadãos. “Um dos diferenciais da copa Hian Souza Dias é a grande abrangência de faixas etárias, que permite a participação de um elevado número de pessoas. O objetivo é possibilitar o acesso ao esporte a toda a população, preservando essa atividade que é tão importante para as comunidades. Além disso, o governo municipal esforça-se a cada edição para oferecer premiações que, mesmo tendo um valor simbólico, também servem como estímulo para os atletas”, explica ela.

O prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, ressalta a importância de investir no esporte como forma de trabalhar o social e oferecer oportunidade aos cidadãos, além de proporcionar, por meio da prática, um estilo de vida mais saudável e ainda lazer e entretenimento.

“A copa Hian Souza Dias está se tornando uma tradição do nosso município, e para nós é um orgulho poder oferecer este tipo de eventos para a população. O esporte é uma atividade extremamente rica e traz benefícios em muitas áreas diferentes, consolidando um elemento importantíssimo para a qualidade de vida de qualquer comunidade. Enquanto gestor, tenho me empenhado para aprimorar a estrutura municipal para essa e outras práticas, mas o trabalho realizado pela secretaria de Turismo, Esporte e Lazer é essencial, fazendo com que o nosso esforço realmente se converta em benefícios sociais, que é o objetivo final de todo esse trabalho”, finaliza o prefeito.