PIRAJUBA RECEBE APOIO DE ASSOCIAÇÃO NO COMBATE À COVID-19

26/05/2021 Vander Souza

Moradores, produtores e empresários do setor agrícola de Pirajuba criaram a Associação Agro Solidário. O objetivo é ajudar a gestão municipal a desenvolver diversas frentes sociais, sendo que, no momento, o enfrentamento à pandemia da Covid-19 se tornou o foco da entidade. Para tanto, o grupo realiza ações de arrecadação e posteriormente destina os recursos. Na primeira doação o município foi beneficiado com cerca de R$32 mil, valor suficiente para a aquisição de 200 testes rápidos e 5 capacetes Elmo, utensílio médico que possibilita o apoio respiratório de forma não invasiva e é um recurso importante no tratamento de pacientes com coronavírus.

A Agro Solidário tem oito integrantes em sua direção sendo Pedro Ramos da Silva Júnior (presidente), Rogério Borges dos Reis (vice-presidente), Janderson Luiz Silva Machado (secretário), Edson Silva Junior e Emmanuel Gonçalves (tesoureiros), Jander Ribeiro Borges de Castro, Tassiano Camargos Teodoro e Jussara Aparecida da Silva (conselho fiscal). Além dos nomes citados, diversos membros da sociedade civil participam de forma voluntária, seja por meio de doações ou mesmo ajudando nas ações desenvolvidas em prol da cidade.

Pedro Ramos da Silva Júnior explica que o grupo nasceu com o intuito de fazer o bem. “O projeto foi concebido por pessoas que já atuam em diferentes esferas dentro da sociedade. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento social e nesse momento o mais coerente é focar na redução dos impactos causados por essa pandemia em diversas frentes. Por isso, juntamos produtores e empresários, e propusemos uma doação voluntária e a ideia foi muito bem recebida pela comunidade, permitindo que já nesse primeiro momento pudéssemos destinar uma quantia tão significativa em insumos e equipamentos, produtos esses que temos a certeza de que irão contribuir bastante com a Prefeitura e a nossa gente”.

O presidente comenta ainda que o objetivo inicial era arrecadar fundos para à compra dos capacetes Elmo apenas, porém, a adesão das pessoas e empresas superou as expectativas e, além dos 5 capacetes, foram adquiridos também 200 testes rápidos, assim como 50 filtros de reposição que são necessários para o uso dos equipamentos doados por um determinado período.

O secretário da associação, Janderson Luiz Silva Machado, que presenciou a entrega oficial dos donativos, explica que a definição do que seria adquirido por meio dos recursos arrecadados só foi feita depois da deliberação com o poder público, que após diversos diálogos apontou quais itens seriam mais necessários nesse momento e traçou um panorama futuro para que organização pudesse planejar os seus próximos passos.

“Fizemos tudo com a orientação da Secretaria de Saúde, graças a Deus pudemos realizar a entrega desses itens iniciais. Agora temos uma meta mais ambiciosa que é obter, com o apoio do povo, um respirador para que possa ser implantado também na cidade. Esse outro ponto ainda será deliberado e em breve daremos mais detalhes”, complementou Janderson.

A secretária de saúde, Elisa Vieira Campos Rodrigues, destacou que a união de todos é fundamental para vencer os impactos da pandemia e com certeza pode ser um caminho para que o setor tenha mais eficácia. “Embora a pandemia da Covid-19 seja um desafio sem precedentes, nós temos atuado de maneira comprometida para reduzir os seus impactos na sociedade e, pelo fato dos altos custos apresentados, principalmente nesse momento em que os recursos para diagnóstico e tratamento da doença têm uma demanda saturada. A contribuição do Agro Solidário foi grandiosamente oportuna e, certamente, será fundamental para salvarmos vidas”, opinou.

Elisa conta ainda que o município tem buscado evolução nos seus protocolos de forma regular, sendo um dos locais com maior eficácia nas testagens. Foi contratada uma prestação de serviço médico com especialização em infectologia, para auxiliar na condução dos casos positivos de Covid-19. “O nosso novo protocolo visa a realização de testes em 100% da população com sintomas gripais e, dependendo do caso, realizará também exames laboratoriais para confirmar e acompanhar os pacientes positivos, essa eficiência tem importância não só para o tratamento adequado aos infectados, como também para que possamos isolar esses pacientes evitando que os mesmos possam transmitir o vírus ainda mais”, explicou a secretária.

Para o prefeito Airton Alves, o Gauchinho, o engajamento da população nesta causa dá esperanças, e é um fator indispensável para que a luta possa ser vencida. “Agradeço a iniciativa de todos os envolvidos. Esses donativos ajudam a rede municipal a lidar melhor com a doença e contribuem com a rede regional de saúde que também enfrenta grandes dificuldades”, ressalta.

“Nós recebemos com o coração aberto o apoio de todos aqueles que estão dispostos a ajudar e entendem que somente por meio da participação popular conseguiremos superar as nossas dificuldades e ir adiante. É certo que Pirajuba foi uma das cidades que mais se desenvolveram nos últimos tempos, porém, existem vários novos degraus para subirmos e estamos preparados para isso”, finalizou o chefe do executivo.