PIRAJUBA INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES

15/10/2021 Diogo Lapaiva

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS "Osvaldo Bernardes Filho", deu início ao Curso de Informática, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Seguindo as regras de distanciamento social, o espaço foi devidamente preparado com mesas e equipamentos para receber 60 adolescentes, que foram divididos em três turmas com 20 alunos, cada. Juntos, todos irão estudar o sistema operacional Windows e o Pacote Office (Word, Excel e Power Point). Essas ferramentas são bastante utilizadas na atualidade, tanto em ambiente escolar, como na área corporativa.

Segundo a secretária de assistência social, Vaena Bernardes, o curso de capacitação tem como principal finalidade contribuir com o início da vida profissional dos adolescentes e também destaca a participação de todos, em dois projetos sociais importantes do município. "Os estudantes fazem parte da Guarda Mirim e integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O intuito é proporcionar uma qualificação profissional completa baseada em conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, além de promover a entrada desses jovens no mercado de trabalho."

Ana Carla Batista de Souza tem 20 anos de idade e diz que essa é uma ótima oportunidade para conhecer a informática de forma aprofundada. "Estou começando a ter mais conhecimento agora. O curso está sendo muito bom, pois é um momento de bastante aprendizado. Tudo é novo para mim, inclusive, estou aprendendo diversas coisas que não sabia antes, como a forma correta de digitação, formatação de textos, elaboração de currículos etc. As aulas são ótimas porque misturam teoria e prática." A aluna também faz parte do Programa de Apoio Social – PROAS, e trabalha na recepção do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS "Osvaldo Bernardes Filho".

O PROAS é instituído por lei municipal e foi criado em 2005 para ajudar quem vive em situação de vulnerabilidade social a conseguir uma oportunidade de emprego por meio período. As pessoas passam por uma avaliação socioeconômica realizada pela equipe de assistência social juntamente com um psicológico e caso se encaixem nos critérios do programa, são inseridas no mercado de trabalho com uma jornada diária de 4h. Além disso, recebem uma bolsa no valor de R$400,00 e uma cesta básica como auxílio alimentação. Atualmente há várias mulheres beneficiadas pelo programa trabalhando na usina de reciclagem, na limpeza urbana, na jardinagem e no CRAS.

O prefeito Airton Alves reforça que o Governo Municipal trabalha na busca pelo desenvolvimento, por meio da geração de emprego e renda. "Estamos constantemente criando ações para estimular a empregabilidade e a economia. Cursos de capacitação profissional possuem uma grande importância nesse processo, principalmente na conquista da primeira vaga de trabalho. Além de pensarmos em quem já é experiente, também temos um compromisso com os nossos jovens. Queremos que Pirajuba se torne ainda mais competitiva e avançada", diz o chefe do Executivo.

Esse curso profissionalizante faz parte do pacote de inclusão produtiva "Tecendo Cidadania", desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe do CRAS "Osvaldo Bernardes Filho", que já realizou os cursos de Corte e Costura e Análise e Classificação de Soja e Milho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR. Esta ação é voltada ao público atendido pela política de assistência social, com o objetivo de construir ações de transformação em toda a comunidade pirajubense.