(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

PIRAJUBA INICIA USO DO GEORREFERENCIAMENTO

24/09/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

No mês de setembro de 2018, o Governo Municipal de Pirajuba, realizou os treinamentos iniciais como parte da implantação do sistema de gestão de dados, que utiliza como base o georreferenciamento e que será aplicado, entre outras coisas, para a geração de dados precisos com o objetivo de nortear investimentos na saúde, educação, assistência social, do meio ambiente, áreas tributárias e outras.

O chefe do setor tributário, Leonardo Cabrini, que participou da implantação em todas as etapas, explica que a georreferenciação é um sistema que utiliza de coordenadas geográficas, como mapa ou imagem, para referenciar o lançamento de dados, proporcionando o controle e a tomada de decisões dentro das realidades mais diversas.

“Um dos exemplos em que o sistema pode ser usado é a saúde. Imagine na época de campanhas, como a de combate ao mosquito da dengue, neste caso será possível que os agentes coletem, por meio do trabalho de campo, os dados, e lancem por intermédio dos tablets, que aliás, já foram adquiridos. Esses dados serão tabulados pelo sistema e ficarão disponíveis para serem analisados e utilizados conforme a necessidade da gestão municipal”, complementa ele.

O secretário de Administração e Fazenda de Pirajuba, Antônio José Brito Silva, fala também que outro setor que terá grandes benefícios com a aquisição é o de arrecadação, pois, como o IPTU é calculado com base na metragem de construção existente dentro de cada imóvel, sendo que, na maioria das vezes as construções evoluem, mas o cadastro imobiliário leva anos para ser atualizado.

“O Imposto Predial Territorial Urbano é parte importante da composição de renda do município, por meio da qual são viabilizadas diversas melhorias para a cidade, o incremento dessa renda, além de justo, aprimorará as condições da cidade de forma geral” afirmou o secretário.

Além da saúde, que já foi citada por Leonardo, outra área importante é a educação, como afirma Rosidelma Lazara Ferreira Borges, secretária de educação e cultura. “A educação é uma ciência que está em movimento constante e ter conhecimento sobre o público no qual se destina as nossas informações é importante. Essa ferramenta permite a integração de diversos setores e, da mesma forma, permite a criação de ações proativas e estratégicas entregando mais benefícios para a comunidade”, opinou Rosidelma.

Rui Gomes Nogueira Ramos, prefeito de Pirajuba, também engrandeceu a utilização dessa ferramenta na cidade. “Durante o nosso governo buscamos implementar a melhoria de gestão em diversas frentes. Melhoramos a parte física e logística dos departamentos e, com essa e outras ações, pretendemos também municiar os setores de informações para que possam, em conjunto com a parte estrutural cumprir o seu objetivo, que é entregar para a comunidade, uma cidade cada dia melhor”, finalizou o prefeito.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.