PIRAJUBA INAUGURA ETE COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR

30/11/-0001 Jornalista Diogo Lapaiva

Com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e de diversas autoridades locais e regionais, foi inaugurada hoje (sexta-feira, 21 de agosto), a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Pirajuba. A unidade atenderá 100% da demanda, garantindo assim mais uma importante etapa no manejo dos resíduos do município e posicionando a cidade, que possui serviços públicos permanentes com esse foco, como uma referência na gestão ambiental.

Segundo informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a unidade que iniciou a operação do sistema de esgotamento sanitário contou com um investimento da ordem de R$ 4 milhões e tem a capacidade para tratar 20 litros de esgoto por segundo.

"Já realizamos testes no sistema para sanar qualquer inconformidade nas estruturas e, agora, registramos o início da operação. Assim, a cidade passará a ser mais sustentável, tratando e devolvendo de maneira consciente os recursos hídricos utilizados pelos moradores no dia a dia. Estamos dando um passo importante na preservação do meio ambiente", afirma Elenice Louback, gerente da Regional de Frutal da Copasa.

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, que foi anfitrião dessa ocasião, salientou a importância do empreendimento para a saúde dos cidadãos. "O tratamento de esgoto se traduz em mais saúde para a população, pois várias doenças podem ser transmitidas pela água. Esse tratamento também contribui com o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e proporciona mudanças positivas em diversos aspectos, inclusive na valorização imobiliária", disse ele.

Quando fazia o uso da palavra, Rui Ramos saudou diversas autoridades, além de mencionar o modelo inédito que garantiu agilidade na implantação e menor impacto para os moradores enquanto o serviço não era plenamente executado. "Em Pirajuba foi quebrado um paradigma dentro da Copasa, pois a comunidade não conseguia entender a cobrança de até 90% sob o consumo de água, como acontece em muitas cidades que não têm o tratamento. Então foi formalizado um contrato em 2016 com a cobrança de apenas 50%, sob o compromisso de cobrar apenas o valor total no término da obra, ainda com uma cláusula de suspensão dessas cobranças em caso de atraso no cronograma. Tudo que foi acordado teve completo respaldo por parte da companhia", relatou Ramos.

Durante o evento, o presidente da Associação Mineira dos Municípios, Julvan Lacerda, afirmou que muitos projetos vistos na cidade, são um exemplo a ser seguido. "O trabalho realizado neste município é acima da média, precisamos mostrar as práticas feitas aqui para que sirvam de exemplo para outros locais. Temos alegria de ver os excelentes prefeitos da região e de podermos celebrar juntos a construção dessa ETE, que também é fruto de uma parceria na qual a prefeitura comprou a área, a Copasa construiu e a comunidade manterá com o pagamento das taxas. É assim que vamos construir um estado melhor", opinou.

Também durante a ocasião, o governador Zema, que ainda não conhecia Pirajuba, avaliou o local como uma grande inspiração para os demais municípios. "Se fosse possível deveria se criar a ‘prefeitura escola’, para que os outros gestores venham ver o que acontece aqui. Eu ficaria com vergonha de levar o prefeito na minha casa, porque as praças públicas daqui são mais bem cuidadas do que os meus jardins", comentou sendo saudado por aplausos da comunidade presente.

"Isso é o que as cidades precisam, de uma administração como a de Pirajuba. Hoje, eu tive o prazer de visitar a escola municipal e a creche, vi a cidade e suas principais estruturas. A Guarda Mirim é um exemplo para todas as prefeituras do Brasil. E o prefeito aqui não é um gênio, é uma pessoa comum, igual a mim, que quer fazer o que é correto, somente", acrescentou Zema.

VISITA AO MUNICÍPIO: conforme mencionado pelo próprio governador, antes da solenidade e depois, ele visitou diversos pontos em Pirajuba, sendo os projetos ambientais, que incluem a coleta seletiva e outras ações permanentes, assim como o complexo educacional, o Centro de Acolhimento ao Idoso e também o clube público que está sendo construído na cidade (SERP), bem como a prefeitura. Após o almoço com autoridades, ele partiu para cumprir agenda em outras cidades.