LIDERANÇAS DA REGIÃO SE REÚNEM COM DIRETOR DO DER EM PIRAJUBA

24/03/2023

No dia de ontem (23/03), aconteceu em Pirajuba um evento que reuniu as lideranças de toda a região com representantes do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais, para falar sobre as precárias condições da malha rodoviária que tem colocado em risco a vida das pessoas que necessitam se locomover entre as cidades e, também, prejudicam o escoamento da produção em todo o Estado.

O encontro contou com a presença do diretor da entidade, Rodrigo Rodrigues Tavares, do coordenador, Mauro Gomes, e a presença de mais dez prefeitos, incluindo o anfitrião Airton Alves - Gauchinho (Pirajuba), Elisa Araújo (Uberaba), Sérgio Campos (Fronteira), Antônio Botelho (Planura), Alexandre Almeida (Água Comprida), Vera Lúcia (Conquista), Renato Soares (Campo Florido), Luiz Carlos (Veríssimo), Ricardo Garcia (Itapagipe) e Ivana Reis (Conceição das Alagoas), além dos vice-prefeitos Marcos Brunozzi (Pirajuba) e Jerry da Silva (Frutal). Participaram também na ocasião o deputado federal Maurício de Souza e os deputados estaduais Raul Belém e Arnaldo Silva.

Esse ato ocorreu por iniciativa do prefeito Gauchinho, que após inúmeras visitas no DER-MG com apoio dos deputados Arnaldo Silva e Raul Belém, achou viável que esse diálogo fosse feito na cidade e pudesse incluir no debate, tanto os prefeitos, vereadores e deputados, como também os empresários, que no contexto da malha viária, são os maiores prejudicados porque necessitam das rodovias para escoarem a produção.

Durante a sua fala, Gauchinho enfatizou que embora as diversas reuniões tenham permitido progredir no diálogo que culminará nas melhorias, é chegado o momento de alguma medida concreta ser efetivada pelo Estado de Minas Gerais. “Nós defendemos a infraestrutura como um todo, em especial as rodovias que ligam a nossa região, porque elas são de suma importância para o Estado, não só na produção industrial, assim como para a saúde, já que as cidades do entorno são um polo nesse setor”, enfatizou ele.

O vice-prefeito de Pirajuba, Brunozzi, que igualmente compôs a mesa, complementou dizendo que “É preciso mudar a visão com relação ao assunto, se o Estado não tem capacidade financeira para manter as rodovias como se deve, é necessário agilizar os processos de PPP (Parceria Público-Privada), permitindo que as empresas possam contribuir com essa manutenção e acelerar o processo de privatizações, resolvendo o assunto de maneira definitiva, inclusive gerando receitas para o Estado, permitindo que ele invista em outras frentes”, opinou Brunozzi.

A prefeita de Uberaba, Elisa, que como presidente da Amvale falou em nome de todos os outros presentes, salientou que falta qualidade nas rodovias “É uma dor que afeta a todos, porque a gente perde pessoas, perde bens, perde tempo e muitas outras coisas com o péssimo estado das rodovias”, lamentou ela.

“O assunto é bastante urgente, principalmente considerando o volume de chuvas que recebemos nos últimos meses. Nós sabemos que isso é um problema do governador, mas também afeta os prefeitos, porque nós recebemos reclamações todos os dias por conta dos buracos... é preciso planejar, é preciso considerar a pujança econômica que nós temos aqui, porque é perceptível a necessidade, já que a nossa região tem vocação para o agro”, reforçou Elisa.

O diretor do DER, em resposta a todos os depoimentos, apresentou os dados das rodovias locais e explanou sobre as medidas que estão previstas para ocorrer ainda em 2023. “A situação nossa é muito crítica, imagina você ter entre 5000 e 6000 quilômetros de estrada em péssimo estado... o problema é no Estado inteiro. Temos 10 anos que não se investe nada em infraestrutura. Infraestrutura não pode ser considerada gasto, infraestrutura é um investimento e nós temos que mudar essa mentalidade”, complementou o diretor.

“Nós temos projetos prontos para poder licitar e fazer obras de recuperação, que são rápidas e irão trazer melhorias imediatas e duradouras, porque uma obra de recuperação entrega a estrada nova, que vai poder suportar por 5, 7, 8 anos o pavimento dela em boa qualidade, de vida útil. Nós temos hoje 2000 quilômetros de projetos de recuperação prontos, e não temos dinheiro ainda para fazer nenhum, mas esperamos ter. Eu queria ter feito a reunião daqui a 15 dias para poder anunciar a licitação dessas obras, que é o que eu espero para os próximos dias”, declarou Rodrigo.

“O governador está muito sensível
à questão das estradas e hoje é a prioridade número um, e ele já sinalizou que vai fazer um reforço de orçamento do DER, que sendo assim dará para trabalharmos com as seguintes obras aqui da região, que é o que eu tenho projeto hoje: Campo Florido para Pirajuba, Pirajuba para Frutal, Araxá 428 divisa com São Paulo, 050 para Sacramento a 464, MG190 que é Sacramento para a 262 e a estrada de Pratinha, 262. Isso eu acho que deveria ser a prioridade para fazer esse ano. Fazer, começar e terminar ainda esse ano”, afirmou ele.

Também estiveram no encontro vários vereadores da região. Representando Pirajuba, a presidente da câmara, Priscila Bernardes, fez o uso da tribuna, junto dela estiveram no ato os vereadores Allan Rodrigues, Eder Borges, Gabriel Muniz, Larissa Prata, Maria Geralda, Marias das Graças (Dadá) e Paulo Ricardo.

Gauchinho mostrou satisfação com a reunião e espera que as obras anunciadas de fato sejam concluídas em 2023. “Foi um momento muito especial onde pudemos apresentar as nossas necessidades e ouvir o posicionamento da entidade por meio do seu diretor. Agradeço a todos que participaram, os prefeitos, deputados, vereadores, secretários e os representantes dos diversos veículos de imprensa. Essa é uma bandeira prioritária do nosso governo, com a contribuição de todos, estamos esperançosos que vamos alcançar os resultados que beneficiarão a todos”, finalizou o chefe do executivo de Pirajuba.