IMÓVEIS INVENTARIADOS PELO PATRIMÔNIO CULTURAL SERÃO REVITALIZADOS

22/10/2018 IMÓVEIS INVENTARIADOS PELO PATRIMÔNIO CULTURAL EM PIRAJUBA SERÃO REVITALIZADOS

Há alguns anos Pirajuba iniciou um importante projeto de fomento cultural, realizado por meio do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e com o apoio do governo municipal. Dentre as várias ações realizadas dentro desse contexto, uma delas é o inventário e o tombamento de imóveis considerados importantes na história da cidade, que reflitam, por meio de seu conjunto arquitetônico as memórias da cidade.

No mês de outubro, de 2018, alguns desses imóveis que já estavam inventariados foram indicados para receber revitalização, entre os imóveis que serão beneficiados nessa etapa estão: residência da Família Irací Flausina Nunes, residência da Maria Marta de Oliveira Castro, Capela Particular Nossa Senhora Aparecida e residência da Família Ana Vera Rocha.

A secretária de educação e cultura, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, explica que o Conpah é um conselho gestor do patrimônio histórico atuante no município e que é formado por membros da sociedade civil e tem o apoio técnico da prefeitura, para que sejam capitados recursos específicos para essa finalidade, os projetos desenvolvidos, a prestação de contas realizada e os benefícios entregues para a comunidade.

“Há aproximadamente 10 anos iniciaram esses trabalhos que são compostos do inventário dos patrimônios físicos ou não, os projetos anualmente são enviados para o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e, por meio da percepção da melhoria desses trabalhos, são liberados recursos para que possam ser investidos em diversas frentes, dentre elas, a reforma de bens públicos e mesmo particulares que são importantes no imaginário da comunidade”, relatou ela.

A presidente do Conpah em Pirajuba, Elizabete de Jesus Silva, explica que antes de receberem os benefícios são feitos estudos minuciosos, sendo avaliado diversos aspectos, esses estudos são submetidos à análise de todo conselho e também do IEPHA, que é quem provê os recursos especificamente para essa finalidade.

“Nessas 4 obras que estão sendo realizadas serão investidos cerca de R$ 73 mil. A revitalização visa contribuir com a manutenção do patrimônio e a preservação da história da cidade, beneficiando, em caso de bens privados, não só os seus proprietários, mas também toda a cidade, pois essas residências e a capela são tradicionais e transmitem através do seu conjunto arquitetônico parte importante da cultura local”, salientou ela.

Uma das casas que receberão o investimento é a de Gilmar Alves Nunes. Ele conta que o auxílio na preservação é importante porque, por se tratar de um bem histórico, as características precisam ser preservadas e devido ao momento do país, sem o apoio do IEPHA não seria possível. “A casa sempre pertenceu a minha família e eu sempre morei aqui, há pelo menos 45 que conheço esse local e sei que ele é importante para a cidade”, afirmou.

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, que esteve em parte das obras acompanhando o início dos trabalhos, se mostrou contente com mais esses investimentos. “Todos os segmentos de atuação são importantes, a cultura e o patrimônio não seria diferente. Claro, que esses recursos são capitados especialmente para essa finalidade e, é importante, além dos bens públicos, com os estudos do Conpah, poder atender também os imóveis privados, que igualmente fazem parte dessa realidade”, complementou o prefeito.

Ele disse ainda que além do SERP, cuja obra já está sendo realizada, outros prédios públicos estão no cronograma de atuação e a equipe está trabalhando na parte burocrática para que as obras também sejam executadas, dentre elas: a capela de Santa Terezinha, os banheiros da Praça José Moises Miziara Sobrinho e também a rodoviária.