(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

GRUPO DE CAPOEIRA REALIZA BATIZADO EM PIRAJUBA

11/10/2018 GRUPO DE CAPOEIRA REALIZA BATIZADO EM PIRAJUBA

Aconteceu no último sábado de setembro, na quadra José Domingos de Souza, no Bairro Dourados III, o primeiro Batizado de Capoeira do Grupo Bahia de Todos os Santos, dirigido pelo Mestre Eduardo. As aulas de capoeira são uma parceria entre o professor da luta e o Governo Municipal, por meio das Secretárias de Turismo, Esporte e Lazer e Assistência Social.

Eduardo de Assis Rocha, que é mestre nessa disciplina, explica que a capoeira é uma arte que expressa de suas diversas maneiras as raízes da cultura brasileira. A luta foi criada por descendentes de escravos africanos e é caracterizada por golpes ágeis e complexos. Proporcionando para quem pratica diversos benefícios, como por exemplo a disciplina, e para quem assiste, exibições belíssimas que misturam a luta e ritmo.

O Mestre Eduardo explica que o “batizado” é essencialmente um rito de passagem, pelo qual o aluno recebe a sua graduação que reflete, para o seu e os demais grupos, o seu nível de experiência com o esporte. “A graduação por meio de separação de cores é uma prática comum em diversos esportes marciais, porém, na capoeira, por trazer consigo elementos culturais do nosso país, sempre representa um espetáculo bonito de se ver e muito importante”, opinou ele.

A secretária de Turismo Esporte e Lazer, Vanessa Araújo, fala que a parceria é muito importante para cidade pois, torna-se, junto com as demais práticas já oferecidas pelo município, uma importante opção de lazer e esporte. “Por meio da parceria, que o mestre se coloca como voluntário e o governo oferece a estrutura necessária para a realização das aulas, a cidade ganha em todos os sentidos. Primeiro por dar mais opções para a comunidade, depois por criar alternativa para essa oferta mesmo num tempo em que a economia do país tem obrigado as cidades a cortarem suas ações”, relembrou ela.

O Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, que presenciou a solenidade de entrega dos cordões, também valorizou a ação. “Além de muito bonito, o esporte é um canal importante de inclusão social, contribuindo na criação de valores na vida de seus praticantes. Ficamos felizes por, além de poder melhorar cada vez mais a estrutura e os locais onde se pratica o esporte, por também poder contar com pessoas qualificadas para que esses benefícios sejam constantes na vida da comunidade”, finalizou o prefeito.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.