EVENTOS DO CRAS PROPORCIONAM LAZER E CULTURA PARA O MUNICÍPIO

22/05/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

Visando atender todas as demandas sociais dos grupos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o governo municipal, realizou em 2018 diversas atividades. Duas delas, que ocorreram no mês de maio, foram a tarde dançante e o evento em comemoração ao Dia das Mães.

O primeiro evento aconteceu na primeira quinzena do mês, trazendo na ocasião uma roda de conversa entre os membros do Grupo Feliz Idade, e também um animado forró, que além da interação entre os integrantes, trabalhou os aspectos culturais desse estilo.

O outro evento que ocorreu na última semana, foi o almoço em comemoração ao Dia das Mães, que embora tivesse a temática, todos os integrantes do grupo foram convidados. Na ocasião, foi oferecido um almoço para os membros e também foi realizado, com o apoio do comércio local, um bingo, que proporcionou momentos de entretenimento e distribuiu diversos brindes.

A coordenadora do CRAS, Rosana Silva Tiago, explica que, além dos atendimentos com o grupo “Feliz Idade”, que em Pirajuba ocorre quinzenalmente, para promover o bem-estar, são realizadas diversas ações, essas citadas anteriormente são um exemplo. “Buscamos por meio de diversas atividades, sendo elas atreladas a datas comemorativas ou não, propiciar convivência, inserir contextos de promoção de melhoria na qualidade de vida, seja por meio da saúde ou no contexto social”, explicou ela.

Ela falou que no último evento, que contou com a realização de um bingo, atividade especialmente apreciada nesse grupo, o CRAS buscou apoio do comércio local, que cedeu brindes para que pudessem ser doados na atividade como premiação. “O comércio local sempre que preciso, prestigia as atividades do grupo, sendo que, dessa forma, temos conseguido cumprir o nosso papel e valorizar as pessoas da terceira idade”, comentou.

Uma das participantes do grupo é a Maria Aparecida Ferreira, que compartilha das iniciativas junto com o Marido Oscar Ferreira. Ela afirma que o grupo traz diversos benefícios, o principal deles são os conteúdos aplicados e as amizades feitas. “Eu e meu marido frequentamos já tem algum tempo, e acho importante a união, o companheirismo e conhecer as pessoas, não só em Pirajuba, como também na região. O Grupo Feliz Idade é tudo de bom”, opinou ela.

Segundo o Prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, o contexto social é muito importante para a construção de uma sociedade mais justa, por isso, o município tem se atentado a essas necessidades e, dentro da realidade da cidade, atuando de maneira efetiva para gerar benefícios nesse contexto. “Temos trabalhado de forma efetiva para gerar qualidade de vida no contexto social, independentemente do grupo em questão. No caso da terceira idade, fizemos ações muito relevantes, incluindo nesse caso a viagem para a praia, que foi um momento único para os nossos idosos, porém, é importante ressaltar que as ações são feitas de forma planejada e contínua, fazendo realmente a diferença na vida dessas pessoas”, finalizou o chefe do executivo.