CONSELHEIROS E SUPLENTES DO CONSELHO TUTELAR SÃO EMPOSSADOS

13/01/2020 Jornalista Diogo Lapaiva

Nos primeiros dias do mês de janeiro, em Pirajuba, aconteceu a solenidade de posse dos conselheiros tutelares eleitos por votação direta e também dos suplentes escolhidos no mesmo pleito. O evento aconteceu na sede do Centro de Referência do Atendimento Social "Osvaldo Bernardes Filho", com a presença de diversas autoridades, dando início a um mandato que compreende dos anos de 2020 até 2023.

No dia 06 de outubro do ano passado, foi realizado o processo de escolha, no qual oito pessoas ativas na comunidade colocaram seus nomes à disposição para realizar o trabalho importante realizado pelo Conselho Tutelar no município, sendo eleitos como conselheiros tutelares: Walter Carvalho S. Junior, Graziella dos Santos, Rayane Moraes Martins Souza, Eliana Cristina Bahr, Denner da Silva Martins. E os seguintes conselheiros tutelares suplentes: Andressa Priscila Jorge, Aline Cristina Ribeiro Martins e Juliana D'arc de Jesus.

Além do prefeito municipal, Rui Gomes Nogueira Ramos; dos representantes da Câmara Municipal dos Vereadores, o presidente Éder Borges, juntamente com os vereadores Allan Rodrigues e Davi Nogueira; da secretaria de assistência social Vaena Bernardes; da presidente do CMDCA Rosana Silva; também estiveram presentes membros da sociedade e familiares dos empossados.

"O Conselho Tutelar é um órgão que tem como medida ações de prevenção e proteção aos direitos da criança e do adolescente, a importância dele é muito grande, principalmente nesse momento em que a gente vive de à espreita da crueldade. Onde a criança não pode brincar na calçada, não pode ir numa padaria sozinha, diferentemente de antes, onde as crianças podiam ficar na rua brincando. Hoje, ter um órgão como base à proteção é imprescindível", opinou a presidente do CMDCA.

O padre Douglas Araújo, que assume a vice-presidência do Conselho, falou "Os conselheiros empossados hoje foram submetidos a 2 processos, o avaliativo através da prova de conhecimentos e a eleição por voto direto do munícipio. Eles foram eleitos com o nobre propósito de trabalhar em conjunto com a sociedade organizada pelo bem das crianças e dos adolescentes, em um momento tão difícil com a perda de tantos valores. Os 5 titulares empossados hoje, sozinhos não conseguirão, mas com o apoio irrestrito do Governo Municipal de Pirajuba, das entidades, Polícia Militar e igrejas farão um bom serviço na busca de uma sociedade melhor, pautada no respeito e bons valores", disse ele.

Vaena afirmou que a sociedade em geral e o poder público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. "Hoje, o Conselho Tutelar possui tudo o que é necessário para a prestação e a realização de um serviço com excelência. A gestão municipal está sempre preocupada em ofertar qualidade no serviço para os demais servidores e a comunidade em geral" concluiu a secretária.

Rui Ramos, que fez o uso da palavra durante a solenidade, salientou a importância do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente na preservação e garantia dos direitos desses cidadãos. "Durante os anos de governo foram desenvolvidas diversas ações com essa finalidade. No ano passado, inclusive, por acreditarmos na importância do Conselho, foram realizados investimentos importantes na realocação do endereço físico e também conquistamos um veículo novo para o uso desses profissionais. Esperamos poder continuar contribuindo para uma cidade mais justa, independentemente da faixa etária, classe social, ou qualquer outro aspecto", finalizou o prefeito.