(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

COMUNIDADE DE PIRAJUBA COMEMORA INAUGURAÇÃO DE NOVA ESCOLA

07/02/2018

Na manhã de segunda-feira (5 de fevereiro), Pirajuba presenciou um momento de grande importância para toda a população: a inauguração da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz – unidade II. A construção da nova escola representa um marco para a educação no município, com uma estrutura de seis salas de aula, totalmente equipadas com todo o conforto e condições para um ensino de qualidade.

A unidade já iniciou a sua atividade com 216 alunos, e tem capacidade para atender até 300, distribuídos pelos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Enquanto investimento, a escola foi viabilizada graças a um recurso de cerca de R$ 1.013.000,00, proveniente do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), somado ao recurso próprio da Prefeitura Municipal de Pirajuba, no valor de aproximadamente R$ 390.000,00.

A escola conta com diversos elementos que contribuem para o desenvolvimento da rede municipal de ensino, como playground, um pomar com diversas espécies de plantas, uma horta, climatização nas salas de aula, infraestrutura para retroprojetor, móveis novos, entre outros diferenciais.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais e de toda a região: o prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, a primeira-dama Vanessa Araujo, o vice-prefeito Gauchinho, vários secretários municipais de Pirajuba, representantes do ensino municipal, incluindo o diretor da nova escola, Ricardo Urbano, o deputado Felipe Attiê, o ex-deputado Zé Maia, o assessor do Governo de Minas Gerais Joedes Marques Ferreira, o padre Douglas Araújo, da paróquia de Nossa Senhora d’Abadia, representantes da Polícia Militar de Pirajuba, o presidente da Câmara de Pirajuba, Éder Borges, assim como os vereadores Allan Rodrigues, Edivaldo Oliveira Castro, Sérgio Bernardes Borges, Paulo Ricardo, Davi Nogueira e Larissa Borges Prata Carvalho.

Estiveram presentes, ainda, a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, representando o prefeito Paulo Piau, a diretora executiva da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Vanessa Faria, além de alguns secretários municipais da região. Os prefeitos de Conceição das Alagoas (Celson Pires), de Delta (Marcos Estevam) e de Itapagipe (Benice Maia) também compareceram.

A construção de uma nova unidade escolar é mais um dos inúmeros investimentos em educação que vêm sendo feitos em Pirajuba. Nos últimos anos já foi feita a reforma da unidade I da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, a construção e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Alves Brito, a inauguração de uma quadra poliesportiva, uma piscina semiolímpica, que está em processo de execução, a implantação do sistema de apostilas Aprende Brasil, material desenvolvido pelo Sistema Positivo de Ensino e, de forma constante, são realizados investimentos na capacitação dos professores e outros profissionais.

Solenidade

No decorrer da cerimônia de inauguração, os alunos da cidade fizeram apresentações de coral e de dança de fitas, em meio aos discursos proferidos pelas autoridades presentes. Para o diretor Ricardo Urbano, a nova escola é uma oportunidade para aplicar uma educação diferente e focada na alegria dos estudantes.

“Nesta manhã, vivenciamos um momento de alegria. Uma escola de qualidade é aquela que desenvolve a capacidade de rir, de inventar, de driblar a tristeza. A ação escolar não precisa ser sisuda, rígida nem morta. É necessário brincar com as ideias, com a alegria e a imaginação”, disse o diretor.

Para a secretária de Educação e Cultura de Pirajuba, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, a inauguração é a concretização de um sonho de todo o município. “Era um sonho de Pirajuba, um sonho da administração, construir uma escola que conseguisse atender a nossa demanda com precisão, qualidade, conforto e segurança. Hoje, realizamos esse sonho aqui. A nova escola será o acolhimento de centenas de crianças. Nos sentimos muito satisfeitos por fazer parte dessa história. Sabemos que nossas crianças estão em boas mãos. Quero agradecer imensamente ao prefeito Rui e ao vice Gauchinho em nome de toda a equipe da educação”, destacou Rosidelma.

O deputado Felipe Attiê também deixou o seu parecer sobre a eficiência do governo municipal, enfatizando o valor desta conquista em meio a um país em crise e ao elevado custo da mão de obra necessária para empreender uma obra desta escala. “O governo municipal de Pirajuba é sério. Toda a equipe da prefeitura, e o prefeito Rui, estão de parabéns pela inauguração desta escola, ainda mais considerando o cenário de crise econômica e os recursos escassos. É uma luta diária, um controle muito eficiente. É quase um milagre”, avaliou o deputado.

Concordando com Felipe Attiê, o assessor do Governo de Minas Gerais, Joedes Marques Ferreira, falou sobre a importância desta nova unidade escolar para o futuro de Pirajuba. “A inauguração de uma escola, com a presença dos professores, dos pais e mães, dos alunos que se apresentaram aqui, nos deixa animados com a perspectiva de um futuro melhor, e nos mostra a qualidade excelente do trabalho da prefeitura de Pirajuba e da equipe que faz a gestão da cidade”, afirmou.

Por fim, o prefeito Rui Ramos deu destaque ao papel desempenhado por cada membro da equipe da educação e governo municipais, que foram essenciais para superar os obstáculos que surgiram no decorrer da construção da unidade II da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz. “A inauguração desta escola não seria possível sem o esforço e trabalho de toda a equipe, tanto da prefeitura, quanto da direção das unidades escolares. Foi um caminho cheio de desafios, mas no fim tudo valeu a pena para entregarmos esse marco para a educação de Pirajuba. Contamos com o apoio de autoridades da região, sem as quais não poderíamos também realizar este projeto e tantos outros que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do nosso município; sentimo-nos muito orgulhosos por ter a oportunidade de fazer parte dessa história. Um capítulo importante na vida das crianças e, consequentemente, de suas famílias, que no fundo é quem constrói e eleva o nome de nossa cidade”, concluiu o gestor.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.