COMEÇOU ONTEM O CURSO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM OFERECIDO DE FORMA GRATUITA EM PIRAJUBA

27/09/2022

Um dos grandes objetivos da atual gestão municipal é a geração de emprego e renda. Dentro dessa perspectiva, a Prefeitura estabeleceu uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que viabilizou a criação desse curso que, ao final, certificará 35 pirajubenses como técnicos de enfermagem.

O mercado é bem amplo para o técnico em enfermagem, que pode atuar em hospitais, clínicas, UBS, empresas, usinas e indústrias (enfermagem do trabalho), Home Care (cuidado domiciliar), dentre várias outras opções, com salários que chegarão, caso o projeto de regulamentação do piso salarial da categoria seja aprovado, em R$ 3.325,00 a partir da promulgação da lei.

O secretário de educação e cultura, Ricardo Silvério Urbano contou que ontem (26/09) foi feita a aula inaugural, com a participação de Mineia Oliveira Almeida, supervisora pedagógica, Felipe Henrique de Lima Magalhães e Rodrigo Bandeira, ambos professores de enfermagem, além dos 35 alunos matriculados de forma gratuita.

Ricardo explica que a Prefeitura investirá o montante de R$ 159.480,00 e que o diploma obtido por meio do curso é reconhecido em todo o território nacional. “Com carga horária de 1.600 horas e com duração aproximada de dois anos e meio, essa formação é a mesma ofertada nas demais instituições particulares. Contemplará os fundamentos necessários e deixará os participantes preparados para desenvolverem uma atividade profissional com plenitude nas diversas frentes de trabalho que essa carreira oferece”, complementou.

Uma das pessoas que se matricularam nessa primeira turma foi Caique Gabriel Dias da Silva, um jovem de 21 anos. “Eu nunca tinha visto uma oportunidade como essa em nossa cidade, já vi algo parecido em cidades maiores, mas aqui não. Por isso me inscrevi, é uma chance de alcançar uma qualificação profissional e construir uma carreira que poderei levar para a vida toda”, declarou o jovem que quer construir a vida profissional na área de saúde.

Outra aluna que comemora a iniciativa é Kátia Cristina da Silva de 44 anos, ela é servidora pública e atualmente já atua como técnica em radiologia. Segundo ela, o seu objetivo no curso é complementar os conhecimentos no setor para entregar um resultado cada vez melhor. “Vejo o curso de enfermagem como uma excelente oportunidade para quem quer aprofundar os seus conhecimentos, mas também para quem ainda está procurando uma colocação no mercado de trabalho. Espero que iniciativas como essas continuem a acontecer em Pirajuba”, opinou a técnica em radiologia.

O Prefeito Airton Alves (Gauchinho), que esteve presente na aula inaugural ocorrida na Escola Municipal Lázaro Rosa Muniz, afirmou que esse é um momento muito especial para Pirajuba. “É importante ressaltar que, além de custeado pelo município, para comodidade da comunidade e visando dar oportunidade para as mães de famílias e outras pessoas que por um motivo ou por outro não poderiam viajar, o curso será ministrado em nossa cidade, se tornando menos cansativo e mais produtivo para os inscritos”, afirmou o prefeito.

Gauchinho comunicou ainda que o Governo Municipal tem o objetivo de gerar mais oportunidades como essa também em outros setores. “Essa aula inaugural nos enche de orgulho porque tivemos um imenso trabalho, desde a pesquisa inicial, que optou por proporcionar um curso numa área versátil e que tem alto índice de empregabilidade, até a inscrição desses 35 beneficiados, que comporão a primeira turma. Mesmo depois de anos desafiadores em função da COVID-19, estamos conseguindo cumprir o nosso objetivo que é contribuir com a geração de empregos e renda, resultando no desenvolvimento de nossa Pirajuba”, finalizou o chefe do executivo.