(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

CLUB DOS 7 E PREFEITURA COMEMORAM SUCESSO DA FESTA DO PEÃO

11/09/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

De 5 a 8 de setembro aconteceu a 33ª edição da Festa do Peão de Pirajuba, um evento tradicional que movimenta a cidade e a região com shows, montarias em touros e cavalos, e atrações que, anualmente, levam milhares de apaixonados por essa cultura country ao parque de exposições Geraldo Alves Brito em Pirajuba.

Além dos moradores da cidade, que já são presença garantida no evento, o município recebe nesse período muitos visitantes, porque, além da qualidade da estrutura, shows, segurança e infraestrutura, ao longo dos anos, a festa ficou afamada como uma das mais animadas do gênero, o que também rendeu o apelido de Las Vegas do Triângulo Mineiro à cidade promotora.

Nos últimos anos, a festa incluiu em seu calendário um dia de entrada franca, o que segundo o Prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, foi uma evolução que permitiu com que todos os moradores pudessem participar da festividade. “Desde que iniciei na gestão pública, percebíamos que havia um coeficiente da população que não conseguia participar da festa, mesmo ela tendo os ingressos mais baratos da região em eventos do estilo, por isso, nos esforçamos para incluir esse dia de entrada franca, ocasião que também fomentamos a doação de alimentos que são revertidos anualmente para entidades, nessa edição essa doação foi entregue para o hospital do câncer de Uberaba, Doutor Hélio Angotti”, explicou o prefeito.

A assistente administrativa do núcleo de captação de recursos do hospital, Ester Cândida dos Santos Souza, explica qual é a importância dessas doações. “Ao todo foram entregues cerca de 4 toneladas de alimentos entre arroz, feijão e leite, gêneros que foram apontados pela entidade como de maior necessidade. Essas doações são muito importantes porque, além dos remédios, que são muito caros, também existe a necessidade de aquisição desses gêneros, portanto, uma vez recebendo esses donativos, parte do que seria usado para adquiri-los são revertidos integralmente para os medicamentos”, disse ela.

Rafaela Sousa, que é da cidade de Frutal, foi uma das pessoas que compareceram no primeiro dia de exposição e também fez a doação e opinou sobre o evento e sobre a ação. “Além de hoje, eu virei nos outros dois dias porque adoro o evento. Acho que é muito importante a chance de ajudar as pessoas, aliando isso à possibilidade de uma diversão saudável, porque, a estrutura de Pirajuba é diferenciada”, evidenciou a frequentadora.

A grade de shows esse ano contou com Gino e Geno, que se apresentou no dia de entrada franca, Gusttavo Lima, que foi um dos shows mais esperados do evento, Diego e Arnaldo e também Felipe Araújo, além de apresentações em trio elétrico todos os dias e também o show especial da dupla de DJ's Marco Marangoni e Gustavo Chapina no projeto Strings.

Segundo o membro do Club dos 7, Antônio José Silva Brito, a grade de atrações foi positiva e a expectativa de público foi realizada com a presença similar aos demais anos. “Esse ano foi uma realização desafiadora, porque, atravessamos um momento econômico e político diferente dos anos anteriores e evidentemente isso impacta na presença do público, mesmo assim, por meio da confiança já alcançada pela qualidade do evento e de melhoria em diversos aspectos, como por exemplo a segurança, conseguimos alcançar o sucesso em mais essa edição”, relatou ele.

Como é costume, a divisão de rodeio, contou com a participação de importantes atletas, sendo que, como resultado, foram sagrados campeões na montaria de touro: Lucas Eduardo da Costa, Inocência/MS, Alex Correia de Lima, Santa Cruz do Monte/PR, Rafael Ramos, Itaboji/SP, como primeiro segundo e terceiro lugar, respectivamente; e na modalidade cutiano: Bruno Luis de Lima, Piracicabana/SP, José Mariano Oliveira, Auriflama/SP, Marco Antônio da Silva, Palestina/SP.

Além dessas modalidades, foi realizada a competição de teampenning, que contou com diversos competidores locais e da região, e que premiou, ao término da competição os peões: Trio campeão, Sthefani, Guilherme e Zé Eduardo, com o tempo de 15.036, como vice-campeão como o tempo de 15.542 ficaram Montanha, Bia GK e Daniela Carbalo, o terceiro lugar ficou com o trio Jean Lagoa, Ygor e Rafael Gk. O Grupo “Os Insistentes” responsável pela organização da competição independente que foi realizada durante a Festa do Peão, informou que ao todo, foram distribuídos mais de R$ 5.000,00 em prêmios, do 1º ao 7º colocado.

Para Vanessa Araújo, que é secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Pirajuba, a Festa do Peão, pela sua tradição, é um dos principais marcos do roteiro de turismo e lazer da cidade. “É um prazer conseguirmos manter essa tradição, buscando sempre agregar qualidade e contando com o apoio inestimável do Club dos 7, sem os quais nada disso seria possível. Os visitantes, que também são muito importantes para o sucesso da festa, não têm noção, às vezes, da complexidade que é a organização de um evento desse porte, sendo que, essas pessoas se dedicam como voluntários desde a contribuição nas tomadas de decisão até mesmo com ações práticas, o que mostra todo o amor dos mesmos à cidade e também a essa ação cultural”, salientou a secretária.

O vice-prefeito Airton Alves, Gauchinho, durante seu discurso, disse que é uma grande responsabilidade a Festa do Peão para a administração, porém, durante o evento, vendo todas aquelas pessoas presentes, é possível sentir a sensação de dever cumprido. “A Festa do Peão é muito importante para Pirajuba e para toda a região e, nós como gestores, também ficamos felizes de poder participar desse momento especial”, comentou Gauchinho.

Ramos, na ocasião, também agradeceu a presença de todos, incluindo as autoridades e prefeitos de cidades vizinhas que estiveram no local durante os dias de evento. “Ficamos felizes de poder dar a nossa parcela de contribuição para a manutenção dessa tradição. Graças a Deus, primeiramente, e a todas as pessoas que contribuíram, conseguimos ter uma festa familiar, com segurança, com qualidade e que agradou, se não a todos, grande parte dos visitantes, mantendo o padrão de tudo que buscamos realizar como gestores em Pirajuba”, finaliza o chefe do executivo.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.